Postos de saúde de praia no Algarve atenderam 13 mil pessoas durante...

Postos de saúde de praia no Algarve atenderam 13 mil pessoas durante o Verão

488
PARTILHE
Os postos de praia, geridos pela ARS/Algarve em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, funcionaram ao abrigo do Plano de Verão 2016

Durante os meses de Verão passaram pelos 32 postos de saúde de praia do Algarve aproximadamente 13.000 pessoas, das quais, quase 3.000 foram atendidas devido a picadas de peixe-aranha e insectos, foi esta terça-feira divulgado.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve adianta que, entre os meses de Julho e Setembro, foram efectuadas 4.507 consultas médicas na Consulta do Turista, tendo sido registados 8.433 atendimentos de enfermagem nos postos de praia espalhados pelo litoral algarvio, até ao final de Agosto.

Segundo a ARS/Algarve, foram realizados 3.908 tratamentos, 2.808 atendimentos devido a picadas de peixe-aranha e insectos, 1.031 medições de pressão arterial, 294 para administrar injecções e 279 para realizar testes de glicemia, tendo sido registados durante este período 113 encaminhamentos para outras unidades de saúde.

Os postos de praia com maior número de atendimentos registados durante este verão foram os de Monte Gordo (681) e Manta Rota (660), no concelho de Vila Real de Santo António, Armação de Pêra (543), em Silves, e da Ilha da Armona (424), em Olhão.

- Pub -

Os centros de saúde e extensões de saúde de Tavira (971) e Armação de Pêra (844) foram os locais com maior número de atendimentos durante este período, seguidos por Quarteira (594), concelho de Loulé, Vila Real de Santo António (533) e Altura (450), concelho de Castro Marim.

“Destinadas essencialmente a turistas (…), estas consultas contribuíram para garantir uma maior e mais rápida acessibilidade aos cuidados de saúde de proximidade no período do verão, evitando uma maior afluência de pessoas às urgências hospitalares, por vezes desnecessárias”, lê-se no comunicado.

A Consulta do Turista funcionou entre 4 de Julho e 18 de Setembro através do alargamento de horário de atendimento e reforço das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral algarvio, onde se regista habitualmente a maior afluência de turistas.

Os postos de praia, geridos pela ARS/Algarve em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, funcionaram ao abrigo do Plano de Verão 2016.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook