Sindicato dos Professores debate precariedade e desemprego nas escolas algarvias

Sindicato dos Professores debate precariedade e desemprego nas escolas algarvias

446
PARTILHE
O sindicato garante que “no Algarve há somente três docentes contratados com menos de 30 anos de idade” (Foto: SPZS/ Faro)

O Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS)/ Faro e a FENPROF marcam presença esta sexta-feira em acções de luta nas escolas algarvias onde serão debatidos temas como a precariedade e o desemprego no sector.

Segundo nota de imprensa enviada às redacções pelo SPZS/ Faro, “entre 2011 e 2014, as escolas públicas perderam 27% dos docentes. De acordo com dados do Ministério da Educação, em 2015, no Algarve, dos 5.648 docentes nas escolas públicas, 1.161 eram contratados, o que se traduz numa taxa de precariedade de 21%”.

“No que respeita ao presente ano lectivo”, continua a associação de trabalhadores, “cerca de 25.000 docentes não foram colocados. A maioria dos professores contratados ocupa horários temporários e incompletos e possui mais de 10 anos de serviço”.

“Registe-se que no Algarve há somente três docentes contratados com menos de 30 anos de idade”, alerta o sindicato. “Em 2015, dos 6.182 docentes (ensino público e privado) a trabalhar no Algarve, 1,7% (cerca de 105) tinha menos de 30 anos de idade”, referem na mesma nota.

- Pub -

No documento, o SPZS garante ainda que “aqui [no Algarve], a desregulação é constante, com docentes a leccionar cinco ou mais programas diferentes, com 10 ou mais turmas, e horários construídos com “furos” (horas sem actividades) que obrigam os docentes a permanecer nas escolas mas sem conseguirem trabalhar uma vez que não existem espaços específicos para o efeito”.

O sindicato realça que a situação piorou depois de medidas aplicadas pelo actual Governo, como “o encerramento de escolas do 1.º ciclo com menos de 25 alunos, a criação de “mega” agrupamentos de escola, o aumento do número de alunos por turma, a austeridade aplicada sobre a função pública, os cortes no vencimento, o aumento da idade de reforma, o congelamento das carreiras, os horários de trabalho cheios de “furos” e que “obrigam” os docentes a permanecer nas escolas sem condições para trabalhar por ausência, a multiplicação de níveis, disciplinas, cargos e funções por docente e a grave insuficiência de técnicos especializados e de funcionários”.

Consulte abaixo as escolas algarvias por onde vai passar o SPZS esta sexta-feira.

 Faro: AE D. Afonso III; AE João de Deus (EB de Santo António); AE Tomás Cabreira (EB de S. Luís; ES Tomás Cabreira, EB Dr Joaquim de Magalhães) AE Pinheiro e Rosa (EB Poeta Emiliano da Costa, Estoi; EB Dr. J. de Jesus Neves Júnior; ES Pinheiro e Rosa);AE de Montenegro(EB de Montenegro).

Olhão: AE Dr. Alberto Iria (EB Dr. Alberto Iria); AE Professor Paula Nogueira (EB Professora Paula Nogueira); AE João da Rosa (EB João da Rosa).

Tavira: AE Dr. Jorge Augusto Correia (EB D. Paio Peres Correia).

Vila Real de Santo António: AE de Vila Real de Santo António (EB Infante D. Fernando, Vila Nova de Cacela e ES de Vila Real de Santo António).

Loulé: Escola Secundária; AE Padre João Coelho Cabanita (EB Padre João Coelho Cabanita); AE Eng. Duarte Pacheco (EB Eng. Duarte Pacheco).

Albufeira: AE Albufeira Poente (ES de Albufeira; EB da Guia; EB D. Martim Fernandes); AE Ferreiras(EB de Olhos de Água, EB de Brejos e EB de Vale Carro); AE Albufeira (EBS de Albufeira).

Aljezur: AE Aljezur (EBI de Aljezur).

Lagoa: AE Rio Arade (EB Rio Arade, Parchal, Prof. João Cónim, Estômbar); AE Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL, EB Jacinto Correia e EB de Lagoa).

Lagos: AE Júlio Dantas (EB Tecnopolis, ES Júlio Dantas e EB do Bairro Operário); AE Gil Eanes(EB das Naus e ES Gil Eanes).

Portimão: AE Manuel Teixeira Gomes (ESMTG, EB Prof. José Buísel e EB Major David Neto); AE Poeta António Aleixo (EB D. Martinho Castelo Branco, ESPAA e Centro Escolar do Pontal); AE Júdice Fialho (EB Júdice Fialho).

Silves: AE Silves Sul (Armação de Pêra EB Dr. António da Costa Contreiras; Algoz, EB de Algoz); AE Silves (EB Dr. Garcia Domingues, ES de Silves).

Vila do Bispo: AE Vila do Bispo (EB São Vicente).

Facebook Comments

Comentários no Facebook