Semana do Idoso com programação especial em Vila Real

Semana do Idoso com programação especial em Vila Real

502
PARTILHE
As Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real têm cerca de uma centena de utentes
As Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real têm cerca de uma centena de utentes

O município de Vila Real de Santo António organiza, entre os dias 3 e 7 de Outubro, a Semana do Idoso, assinalando desta forma o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de Outubro e instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa tem lugar nas Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António e contempla actividades dirigidas não só aos utentes, mas também aos familiares, como sessões de esclarecimento, animação musical e exposições de trabalhos manuais.

A Semana do Idoso tem início na próxima segunda-feira, às 14.30 horas, na Casa do Avô de Monte Gordo, com o espectáculo do grupo de dança espanhola “Pasión Flamenca”. Simultaneamente, será efectuada a entrega de uma oferta a cada um dos utentes.

Já nos dias 4 e 6 de Outubro têm lugar rastreios de saúde (tensão arterial, colesterol e glicemia) em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, respectivamente, entre as 9 e as 13 horas.

- Pub -

O evento prossegue no dia 7, às 17.30, com uma sessão sobre cuidados na terceira idade, dirigida a cuidadores e familiares, onde, entre outros temas, serão abordadas as questões da demência em idosos.

O dia encerra com a entrega de um manual do cuidador aos familiares dos ‘avós’, a que se seguirá um momento de convívio.

‘A Casa do Avô’ em Vila Real e Monte Gordo

Mais do que um centro de dia, “A Casa do Avô” é uma unidade especializada no acompanhamento da população sénior do concelho de VRSA (mais de 65 anos) e visa prestar assistência transversal em áreas tão distintas como os cuidados básicos de saúde, as terapias ocupacionais ou o desenvolvimento de competências.

Entre as várias actividades ao dispor dos utentes encontram-se aulas de ioga, aulas de expressão plástica e manualidades, culinária, terapia musical, sessões de fisioterapia, entre outras. Aos ‘avós’ é ainda fornecido transporte diário entre a habitação e as instalações, bem como duas refeições diárias.

Contando já com oito anos de actividade, o equipamento dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por um animador sociocultural, auxiliar de geriatria, um técnico de desporto, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social.

A Casa do Avô possui dois polos no concelho de Vila Real de Santo António: um está sediado na cidade, junto ao Mercado Municipal, enquanto o outro se encontra localizado no Centro Comunitário de Monte Gordo.

Actualmente, as duas unidades beneficiam cerca de uma centena de utentes, representando um investimento municipal superior a 200 mil euros/ano.

Facebook Comments

Comentários no Facebook