Visita ao bairro S.A.A.L de Cabanas de Tavira no âmbito das Jornadas...

Visita ao bairro S.A.A.L de Cabanas de Tavira no âmbito das Jornadas Europeias do Património

274
PARTILHE

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Municipal de Tavira organiza, no dia 24 de Setembro, pelas 10.30 horas, a visita “Amigos Unidos de Cabanas – a comunidade piscatória e a construção do bairro S.A.A.L. no pós 25 de Abril”, em Cabanas.

Sob a orientação de Manuela Basílio e Noélia Restani (e a colaboração dos restantes moradores), este encontro, com início na sede da Associação de Moradores “Amigos Unidos de Cabanas”, visa percorrer o bairro e dar voz às memórias da época e às vivências actuais.

O tema adoptado, este ano, pelo Conselho da Europa para as Jornadas é “Comunidades e Culturas” e tem como objectivo destacar as múltiplas formas de comunidade empenhadas no conhecimento, na protecção, no desenvolvimento e na organização dos seus próprios ambientes culturais.

Neste sentido, em foco está o Bairro S.A.A.L (Serviço de Apoio Ambulatório Local) de Cabanas, uma das expressões locais de um programa de promoção habitacional criado no rescaldo do 25 de Abril.

- Pub -

O S.A.A.L. que vigorou, entre 1974 e 1976, é, hoje, considerado essencial na história da arquitectura portuguesa do século XX, pressupondo a resolução de carências básicas de uma franja da população portuguesa, contribuindo para a construção de habitação própria num espírito de participação sem antecedentes.

A acção, dinamizada por Daniel Santana e Luísa Ricardo (técnicos do Museu Municipal de Tavira), é gratuita e aberta a toda a população mediante inscrição obrigatória. 

Facebook Comments

Comentários no Facebook