VRSA investe 1,5 milhões no sector da educação e volta a oferecer...

VRSA investe 1,5 milhões no sector da educação e volta a oferecer livros escolares

401
PARTILHE
A autarquia vai ainda apoiar os estudantes do concelho na compra de livros de fichas de trabalho e investir 150 euros em material didáctico para cada uma das 50 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na gestão de rede de ensino do pré-escolar e primeiro ciclo e volta a atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano lectivo 2016-2017.

A par dos manuais escolares, a autarquia vai ainda apoiar os estudantes do concelho na compra de livros de fichas de trabalho e investir 150 euros em material didáctico para cada uma das 50 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo.

De acordo com Conceição Cabrita, vereadora com o pelouro da educação, “a oferta de livros e material irá beneficiar mais de 800 alunos e representa uma aquisição de mais de 5000 manuais, ajudando as famílias a superar as dificuldades financeiras especialmente sentidas no início do ano escolar”.

“A estas valências, juntam-se os apoios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, o que totalizam um investimento global de cerca 1,5 milhões no sector da educação, neste novo ano lectivo», prossegue a vereadora.

- Pub -

Para estar mais próximo dos encarregados de educação, o município volta a apostar num Sistema de Gestão Escolar, que inclui os serviços de refeições, e coloca ao dispor dos pais uma plataforma electrónica, disponível no site da autaquia, onde podem ser esclarecidas todas as dúvidas relativas ao sistema educativo municipal.

De forma pioneira, VRSA continuará a ser o único concelho do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário, para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Um ano mais, VRSA  assegura a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, pondo fim às listas de espera.

Também a pensar na qualidade do ensino, será oferecido pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar mais de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no caso do escalão B.

Os alunos do 1º escalão terão direito a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão beneficiam de 10 euros em material escolar.

Quanto às refeições escolares, será paga a totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiados em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão.

No que diz respeito ao transporte escolar, será gratuito até ao 9º ano. Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão será também disponibilizado a custo zero, enquanto no 2º escalão é comparticipado pela autarquia em 75%. Os restantes alunos têm uma comparticipação de 50%.

Ao mesmo tempo, serão diariamente efectuados percursos especiais, com viaturas municipais, para transportar os alunos que residam em zonas rurais não servidas por transporte público.

Facebook Comments

Comentários no Facebook