Biblioteca de Faro ajuda a perceber o saque à biblioteca do bispo...

Biblioteca de Faro ajuda a perceber o saque à biblioteca do bispo D. Fernando Martins Mascarenhas

461
PARTILHE
Mais um momento de divulgação da História do Algarve na Biblioteca Municipal farense
Mais um momento de divulgação da História do Algarve na Biblioteca Municipal farense

A Biblioteca Municipal de Faro realiza amanhã, 15 de Outubro (sábado), uma palestra sobre o tema “A Biblioteca do Bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas saqueada em 1596 – O Projeto de Investigação em Oxford”, da responsabilidade do professor José António Martins.

Quando forem 16 horas a biblioteca acolhe a palestra sobre o tema que configura um dos acontecimentos «mais sui generis da história algarvia», o espólio bibliográfico do saque desta biblioteca particular pertencente ao prelado algarvio pelo então conde de Essex, constituído, na sua maioria, por obras raras datadas dos finais do século XV e primeiro quartel do século XVI, foi oferecido a Thomas Bodleian fundador da atual Bodleian Library em 1602.

Fernando Martins Mascarenhas, que foi bispo do Algarve entre 1594 e 1616, e é reconhecido pelos historiadores como um «homem de grande cultura e um dos melhores teólogos do seu tempo», doutorado em Teologia e reitor da Universidade de Coimbra.

O professor José António Martins é doutorado em Letras e autor de uma vasta bibliografia histórica. Nesta conferência dissertará sobre a personalidade e obra do bispo D. Francisco Martins Mascarenhas, do seu papel como grande impulsionador da Reforma Tridentina, e sobre a importância deste valioso espólio ainda pouco estudado, para a «cultura da Região do Algarve, de Portugal e da Europa».

A entrada é livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook