Câmara de Faro vai renovar mais uma entrada da cidade

Câmara de Faro vai renovar mais uma entrada da cidade

613
PARTILHE
A área alvo de intervenção é limitada pela curva dos Comandos a Noroeste e pela rotunda Forum Algarve a Sul
A área alvo de intervenção é limitada pela curva dos Comandos a Noroeste e pela rotunda Forum Algarve a Sul – Clique sobre a imagem para ver em pormenor

A Câmara de Faro lançou um concurso público destinado à requalificação da entrada poente da cidade de Faro, que abrange a Avenida Dr. Gordinho Moreira entre a ‘curva dos Comandos’ e a ‘rotunda do Forum Algarve’.

O concurso foi lançado pelo preço base de 498.902 euros e tem como critério de adjudicação o preço mais baixo, uma opção que Rogério Bacalhau sabe ser vantajosa agora que a autarquia paga a pronto as obras executadas no âmbito do programa Faro Requalifica. Foi aliás a capacidade de pagamento imediato das obras que permitiu à autarquia baixar os custos das obras da primeira fase do programa e, por via disso, conseguir realizar mais obras do que as que estavam inicialmente previstas no primeiro pacote de trabalhos do Faro Requalifica.

O que vai ser alterado na requalificação da entrada poente de Faro

Com a intervenção a autarquia pretende dotar de passeios, de ambos os lados, toda a avenida, renovar as paragens de autocarros, requalificar integralmente o piso das faixas de rodagem e corrigir o eixo da via.

- Pub -

A obra tem um prazo de execução de 120 dias e o concurso estabelece um prazo de 12 dias para apresentação de propostas pelas empresas candidatas.

No canto superior esquerdo da imagem a futura rotunda junto à 'curva dos Comandos' e o traçado aproximado daquela que será a futura ligação entre os limites poente e nascente da cidade de Faro
No canto superior esquerdo da imagem a futura rotunda junto à ‘curva dos Comandos’ e o traçado aproximado daquela que será a futura ligação entre os limites poente e nascente da cidade de Faro – Clique sobre a imagem para ver em pormenor

Com a correcção do eixo da estrada, que ganhará em definitivo características de via urbana, as faixas de rodagem deslocam-se para o lado da loja da Staples aproximadamente meio metro, o que permitirá acertar o eixo da via com a futura construção de uma rotunda na ‘curva dos Comandos’.

Esta rotunda, prevista no Plano de Pormenor do Sítio da Má Vontade e Pontes de Marchil, permitirá posteriormente a ligação entre este local e zona da Lejana de Baixo (traseiras do Forum Algarve) e mais a Poente à Avenida 25 de Abril (lateral ao Continente na zona do Vale da Moreira).

A construção da rotunda na ‘curva dos Comandos’ não está incluída na obra agora lançada pela Câmara, tal como também não está a criação de um passadiço pedonal e ciclável de metal na ponte das Pontes de Marchil, do lado do hotel Ibis, um projecto que está em desenvolvimento pela autarquia.

Requalificação das entradas de  Faro é uma aposta da autarquia

Rogério Bacalhau aposta na requalificação das entradas da cidade como forma de dignificar o espaço urbano e melhorar a qualidade e segurança das acessibilidades a Faro
Rogério Bacalhau aposta na requalificação das entradas da cidade como forma de dignificar o espaço urbano e melhorar a qualidade e segurança das acessibilidades a Faro

A requalificação das entradas de Faro é uma das apostas do executivo liderado por Rogério Bacalhau que já teve um primeiro momento com o arranjo da Estrada de São Brás entre o Continente e o cruzamento com a Avenida Calouste Gulbenkian, uma obra que custou aos cofres da autarquia cerca de 80 mil euros.

Na calha está um concurso, cujo valor aproximado será de 280 mil euros, destinado a requalificar a entrada nascente da cidade constituída pela Avenida Cidade Hayward, entre a rotunda das bombas de combustível do Jumbo e a rotunda do hospital.

Facebook Comments

Comentários no Facebook