Loulé: Luísa Martins apresenta livro sobre a história da alimentação algarvia

Loulé: Luísa Martins apresenta livro sobre a história da alimentação algarvia

563
PARTILHE
Polvo com batata doce

A Biblioteca Municipal de Loulé recebe esta sexta-feira, dia 7 de Outubro, pelas 21 horas, mais uma sessão da iniciativa “Livros Abertos”, com a presença de Luísa Martins que irá apresentar o livro “Contributos para a História da Alimentação Algarvia, a partir das atas das vereações do Concelho de Loulé (1384-1488)”.

A obra resulta da investigação realizada a partir da análise às atas de vereação de Câmara do concelho de Loulé, durante um período correspondente a 104 anos.

Luísa Martins compila e interpreta um conjunto de dados que ajudam a esclarecer o papel que a produção de alimentos, em período tardomedieval, detinha no dia-a-dia da população louletana e demonstra como o modelo alimentar predominante terá sido um antecedente da actual “dieta mediterrânica”.

Esta obra permite ainda compreender a importância da produção e comercialização dos alimentos no quadro da economia e da sociedade, no seu contexto cultural e religioso, bem como na política de gestão pública de um município medieval e abordar as tensões sociais, em torno dos alimentos, que transparecem em algumas situações relatadas nas atas de vereação.

- Pub -

Luísa Fernanda Guerreiro Martins doutorou-se em História (Estudos africanos e presença portuguesa em África).

No âmbito da sua área profissional tem desenvolvido investigação sobre património e história local portuguesa, centrando o foco sobre a região do Algarve e do concelho de Loulé.

A apresentação da obra está a cargo de Natércia Magalhães, da Direcção Regional de Cultura do Algarve. A entrada livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook