Mais de um milhão de vacinas contra a gripe disponíveis a partir...

Mais de um milhão de vacinas contra a gripe disponíveis a partir de hoje

357
PARTILHE
A vacina continua a mostra-se a melhor forma de prevenção contra os perigos de uma gripe grave em especial para os chamados grupos de risco
A vacina continua a mostra-se a melhor forma de prevenção contra os perigos de uma gripe grave em especial para os chamados grupos de risco

Cerca de 1,2 milhões de doses de vacina contra a gripe estarão a partir de hoje disponíveis gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a juntar às que podem ser compradas nas farmácias.

Segundo a Direcção-geral da Saúde (DGS), a vacinação contra a gripe vai continuar a ser gratuita para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições.

- Pub -

Este ano, as vacinas são igualmente gratuitas para os doentes a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina.

As vacinas gratuitas para aqueles grupos não requerem receita médica nem pagamento de taxa moderadora.

As vacinas dadas pelo Serviço Nacional de Saúde foram selecionadas em concurso e são de marcas comerciais que também estarão disponíveis em farmácias, refere a DGS.

Segundo o director-geral da Saúde, a aquisição destes 1,2 milhões de vacinas custaram ao SNS cerca de três milhões de euros.

Quanto às receitas médicas das vacinas, têm uma validade até 31 de Dezembro, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

Afinal o que é a gripe

A gripe é uma doença causada por vírus transmitidos através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo, por exemplo, através das mãos

A incubação do vírus varia entre quatro a cinco dias, mas os sintomas de infecção aparecem geralmente entre o segundo e o terceiro dia após a infecção. Já a transmissão pode ocorrer a partir da pessoa infectada dois dias antes do aparecimento dos sintomas e pelo menos até sete dias depois do aparecimento da sintomatologia.

A gripe não se cura com antibióticos, nem a toma destes medicamentos acelera o processo de cura. A cura faz-se, regra geral, com medicamentos para reduzir os sintomas como a febre (paracetamol por exemplo) e com descanso. Ingira muitos líquidos de forma a evitar a desidratação e evite expor-se aos elementos naturais como o vento ou o frio.

Diferença entre gripe e constipação

A gripe e a constipação são doenças diferentes causadas por agentes patogénicos de tipologia diferente.

Ao contrário da gripe, os sintomas da constipação são limitados às vias respiratórias superiores e incluem nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual.

As formas mais eficientes de reduzir o contágio pela gripe consistem no não contacto com pessoas infectadas ou destas com pessoas saudáveis e a lavagem frequente das mãos. Evitar espirrar ou tossir sem colocar o antebraço ou um lenço que proteja a disseminação dos vírus é outro dos meios de prevenção, não use as mãos para evitar a disseminação do vírus e caso o faça deve lavar as mãos imediatamente a seguir.

Facebook Comments

Comentários no Facebook

Shopping cart

Total
Shipping and discount codes are added at checkout.
Checkout