Mostra de cinema une Algarve e Andaluzia para assinalar 30 anos da...

Mostra de cinema une Algarve e Andaluzia para assinalar 30 anos da adesão à UE

376
PARTILHE
A mostra de cinema é organizada pela associação juvenil “Backup”

Os 30 anos da entrada de Portugal e Espanha na União Europeia vão ser assinalados, em Vila Real de Santo António e em Ayamonte, Espanha, com uma mostra internacional de cinema “Fronteiras”, entre os próximos dias 19 e 23 de Outubro.

A projecção dos filmes, iniciativa inserida na campanha “30 anos 30 iniciativas”, vai levar ao Cinema Glória, em Vila Real de Santo António, e à Casa Grande, em Ayamonte, sessões para todos os públicos, mas com especial enfoque nos jovens, em parceria com escolas, e nos idosos, através de parcerias com centros de dia e lares.

“Este certame pretende aumentar a dinâmica cultural em torno do cinema na raia que liga Portugal e Espanha, no Algarve, e que é banhada pelo rio Guadiana”, lê-se no comunicado esta terça-feira divulgado pela organização, acrescentando que outro dos objectivos é a formação de públicos, “sensibilizando para questões que se consubstanciam em autênticas fronteiras e que deverão ser derrubadas”.

Para além da mostra de longas, curtas-metragens e documentários, o evento, apadrinhada pelo músico Sérgio Godinho e pela actriz espanhola Lola Dueñas, conta ainda com a realização de conferências e “workshops” com profissionais de cinema.

- Pub -

A mostra de cinema é organizada pela associação juvenil “Backup”, de Vila Real de Santo António, e pela produtora de cinema LamoJama, de Ayamonte, no âmbito do Programa de Valorização Artística e Promoção do Território Algarvio.

“Esta mostra tem, por isso mesmo, um pendor muito cultural, mas também de cidadania activa, e de um contributo ao desenvolvimento dos valores humanos, culturais e sociais”, refere ainda a organização, acrescentando que em pleno século XXI “são vários os exemplos [de fronteiras] que se podem tomar para abordar esta temática em torno da qual a mostra foi desenvolvida”.

A mostra de cinema vai ser apresentada, na quinta-feira, na Diputacion de Huelva, Espanha, e na segunda-feira, em Faro, no espaço “Os Artistas”.

O projecto insere-se na campanha “30 anos 30 iniciativas”, que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Jornal do Baixo Guadiana estão a organizar em 2016 com o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a Associação Odiana, da Eurocidade do Guadiana e do município de Alcoutim.

Portugal pediu formalmente a sua adesão às comunidades europeias em 1977 e a 12 de Junho de 1985 é assinado em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, o Tratado de Adesão, que entra em vigor a 1 de Janeiro do ano seguinte (1986), data que partilha com a vizinha Espanha.

Para assinalar os 30 anos da adesão dos dois países à UE, estão calendarizadas várias actividades até ao mês de Dezembro.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook