Livro sobre metodologia OSCE vai ser apresentado amanhã na UAlg

Livro sobre metodologia OSCE vai ser apresentado amanhã na UAlg

388
PARTILHE
O livro foi coordenado por Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve
O livro foi coordenado por Luís Castelo-Branco, médico formado pela UAlg

“Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE” é como se intitula o livro coordenado por Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, que vai ser apresentado no dia 4 de Outubro, às 17.30, no Auditório Verde (edifício 8) do Campus de Gambelas.

O livro conta com a participação de mais de 100 médicos, entre vice-coordenadores, autores, directores e revisores, alguns dos quais reputados especialistas nacionais de todo o país. Os prefácios são da autoria de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos; de José Ponte, primeiro director do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM/UAlg), conjuntamente com Pedro Marvão, actual subdirector do mesmo mestrado. O Posfácio é assinado por Manuel Sobrinho Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra tem a chancela científica da Ordem dos Médicos.

A cerimónia inicia-se com uma prelecção e debate sobre o “Futuro da Formação e Avaliação Médica” e terá como preceptores convidados Drew Tarmey, da Manchester Medical School, Carlos Cortes, coordenador do Conselho Nacional da Pós-Graduação da Ordem dos Médicos, com moderação de José Ponte, fundador do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM).

A sessão irá contar ainda com as intervenções de António Branco, reitor da Universidade do Algarve, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, e Isabel Palmeirim, directora do MIM.

- Pub -

Para as 18.15 está marcada a apresentação do livro que, além de Luís Castelo-Branco, tem ainda a colaboração de vários médicos formados pela Academia algarvia.

No final da cerimónia serão ainda assinados vários protocolos de cooperação. Será firmado um Acordo Específico de Cooperação Pedagógica entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, um protocolo entre o Algarve Biomedical Center (ABC) e o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Para terminar, Fernando Araújo, secretário de estado Adjunto e da Saúde, estará presente na assinatura do protocolo entre a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde e a Universidade do Algarve.

Primeira obra do género em português sobre a metodologia OSCE

Trata-se da primeira obra do género em português sobre a metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Exam) e surge com o objectivo de preparar actuais e futuros estudantes bem como todos os médicos para a prática das competências clínicas adquiridas ao longo do seu percurso académico. Apesar do OSCE ser uma metodologia de avaliação amplamente utilizada nos países anglo-saxónicos, ainda é pouco aplicada em Portugal pelo que este lançamento pretende contribuir para a sua ampla utilização nas instituições de ensino de medicina portuguesas.

“Além dos aspectos práticos, o que mais me seduziu, enquanto professor de Medicina e tutor de internos de Anatomia Patológica, no trabalho dos mais de cem profissionais que acompanharam o doutor Luís Castelo-Branco nesta verdadeira aventura, foi a capacidade de distinguir o essencial do acessório (e ter a coragem de incluir a comunicação no lado do essencial) e o desassombro com que se aborda, ao longo de todo o livro, a questão do ensino de competências clínicas”. (Manuel Sobrinho Simões, In Posfácio)

Facebook Comments

Comentários no Facebook