Quarteirenses juntam-se hoje para partilhar as memórias do passado

Quarteirenses juntam-se hoje para partilhar as memórias do passado

555
PARTILHE
Encontro realiza-se hoje, pelas 18 horas, na Galeria de Arte da Praça do Mar
Encontro realiza-se hoje, pelas 18 horas, na Galeria de Arte da Praça do Mar

O Museu Municipal de Loulé acolhe esta quarta-feira, 19 de Outubro, um “Laboratório da Memória” subordinado ao tema “Quarteira pelo olhar das suas gentes”.

Este encontro realiza-se no âmbito das Comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira, convida à partilha de memórias e estórias e terá lugar na Galeria de Arte da Praça do Mar, pelas 18 horas, com entrada livre.

Trata-se de um espaço de partilha e de afectos que pretende, nomeadamente através do recurso à fotografia, contar a história e as estórias das instituições da freguesia e das suas gentes.

Os “Laboratórios da Memória” iniciaram-se em 2007 e, tal como o próprio nome indica, é uma actividade que pretende levar as pessoas a exercitar a sua memória e a contar as suas estórias sobre um tema concreto relacionado com a história local. Estas conversas permitem não só recordar e recuperar o passado, como desafiam a questionar o presente e a encetar novos caminhos de investigação.

No ano em que Quarteira assinala o centenário de constituição da freguesia, a Câmara de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia, e com o forte envolvimento da sociedade civil, está a promover um programa comemorativo que pretende homenagear os quarteirenses que, ao longo de um século, construíram o território, aprofundar o conhecimento da história local e perspectivar o futuro de Quarteira para as próximas décadas, alicerçando num conhecimento real e fazendo-o de forma colaborativa e participativa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook