Fortaleza de Sagres acolhe segundo concerto ‘O espírito do passado’

Fortaleza de Sagres acolhe segundo concerto ‘O espírito do passado’

1380
PARTILHE
04dezembro_forteleza
Cartaz do espectáculo

No próximo dia 4 de Dezembro, pelas 16 horas, a Fortaleza de Sagres, será o palco do segundo concerto “O espírito do passado” pelos Grupo Coral da Universidade do Algarve e Coro “Ver pela Arte”.

Para o segundo concerto “O Espírito do Passado”, o Grupo Coral da Universidade do Algarve convidou o Coro “Ver pela Arte”. Juntos, propõem uma viagem musical que se inspira no espírito do lugar – Sagres – com os olhos que vão pelo mar nas descobertas até à batalha de Alcácer Quibir, prosseguindo a viagem por diferentes épocas e geografias.

O Grupo Coral da Universidade do Algarve, foi criado por Despacho Reitoral de 12 de Outubro de 2012, com o objectivo de promover fora e dentro da Academia a música coral. Sob a direcção artística da maestrina Ivelina Kavrakova–Pereira e acompanhamento ao piano pela Professora Raquel Correia, o grupo coral é um coro misto com vozes femininas e masculinas, que interpreta a capella, ou com acompanhamento instrumental, obras corais e peças harmonizadas e adaptadas para coro.

O Coro “Ver pela Arte” composto por mais de uma dezena de elementos, jovens e adultos, na sua maioria invisuais, apresenta um repertório variado sob a direcção de Ivelina Kavrakova-Pereira e conta com diversas actuações, de entre as quais se destacam os palcos do Centro Cultural de Belém, Universidade do Algarve e Teatro Tivoli BBVA.

Foi criado em 2014, no âmbito de um projecto com o mesmo nome, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura, com o objectivo da aprendizagem de música por alunos com deficiência visual, abrindo caminho para que este ensino seja apoiado e impulsionado nas escolas do país.

Em 2016 a ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – passou a ser a promotora deste grupo coral, com o apoio do Programa de Financiamento a Projectos pelo INR I.P..

Esta iniciativa é organizada pelo Grupo Coral da Universidade do Algarve, integrada no DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar, um programa anual de dinamização e valorização dos monumentos da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook