Mário Beja Santos lança livro ‘História(s) da Guiné-Bissau’ em Dezembro

Mário Beja Santos lança livro ‘História(s) da Guiné-Bissau’ em Dezembro

1497
PARTILHE
Mário Beja Santos tem dedicado grande parte da sua vida à defesa do consumidor
Mário Beja Santos tem dedicado grande parte da sua vida à defesa do consumidor

No próximo dia 6 de Dezembro, pelas 18 horas, o Auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa, vai ser palco do lançamento do livro “História(s) da Guiné-Bissau”, da autoria do nosso colaborador Mário Beja Santos, cuja apresentação vai ser feita pelos investigadores Eduardo Costa Dias e António Duarte Silva.

Conforme se pode ler na contracapa da obra, “aqui se contam histórias que excedem meio século. Um engenheiro especializado em erosão de solos pôs em movimento uma luta pela independência, juntou numa só pessoa o construtor de uma nacionalidade, um hábil diplomata, um exímio cabo-de-guerra, um ideólogo de pensamento singular, tudo somado deu um líder revolucionário que surpreendeu Che Guevara e que Nelson Mandela admirava profundamente. São também histórias de uma República que devorou muitos filhos da revolução, uma nação que continua a ter extrema dificuldade em reconhecer-se no Estado. A nação é surpreendente, aquele mesclado de etnias revê-se na bandeira e no solo pátrio, expulsou invasores e nunca abandona a esperança de que depois das últimas eleições os políticos escolhidos vão alevantar o Estado. Um povo sedento de justiça aguarda dias melhores. São estas algumas dessas histórias que aqui se contam por alguém que nunca quebrou o feitiço guineense. Porque nunca o preço do amor pela Guiné é ou será excessivo”.

Beja Santos foi alferes miliciano de infantaria na Guiné entre 1968 e 1970

Mário Beja Santos nasceu em Lisboa, em 1945. Licenciado em História, foi alferes miliciano de infantaria na Guiné, de 1968 a 1970. Toda a sua vida profissional, entre 1974 e 2012, esteve orientada para a política dos consumidores. É autor de mais de três dezenas de títulos relacionados com as temáticas da política dos consumidores. Foi professor do ensino superior; colaborou durante mais de duas décadas em emissões radiofónicas ligadas à defesa do consumidor; foi autor e apresentador de programas televisivos e teve uma participação activa no consumerismo europeu. Colabora em blogues e revistas digitais, na imprensa diária e regional.

A capa do livro
A capa do livro

Alguns dos seus últimos livros são dedicados à Guiné: Diário da Guiné – Na Terra dos Soncó; Diário da Guiné – O Tigre Vadio; Mulher Grande; A Viagem do Tangomau; Adeus, até ao meu regresso, um levantamento da literatura sobre e de combatentes na Guiné, e Da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau: Um Roteiro escrito em colaboração com Francisco Henriques da Silva e História(s) da Guiné Portuguesa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook