Outubro confirma crescimento do turismo na região

Outubro confirma crescimento do turismo na região

501
PARTILHE
Monte Gordo prepara um 'facelift' da frente costeira para requalificar uma das principais zonas costeiras do Sotavento
Monte Gordo prepara um ‘facelift’ da frente costeira para requalificar uma das principais zonas costeiras do Sotavento

É mais uma vez pela mão da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), liderada por Elidérico Viegas, que os dados estatísticos do turismo, oriundos dos associados da organização, confirmam a consolidação dos bons resultados do turismo este ano ao nível do alojamento.

No que toca a Outubro a AHETA revelou que a taxa de ocupação global média/quarto teve um aumento de 6,4%, fixando-se nos 71,8%, enquanto que a taxa de ocupação/cama subiu 7%, ao mesmo tempo que o volume de vendas do sector do alojamento legal registou um aumento de 13,2%, tudo comparativamente com o período homólogo de 2015.

Na análise mercado emissor a mercado emissor registam-se subidas, em particular nos mercados do Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. A Espanha desilude uma vez mais com uma descida que se vem registando há meses.

Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,1 por cento e o volume de negócios de 13,6 por cento.

Por zonas geográficas do Algarve as maiores subidas ocorreram em Lagos / Sagres (+15,7%), Tavira (+7,7%) e Monte Gordo / Vila Real de santo António (+9,5%).

Registe-se que o Sotavento algarvio vem sucessivamente consolidando a sua posição nos destinos preferenciais dos turistas chegados ao Algarve, apesar dos seus resultados serem em termos absolutos incomparáveis aos do Barlavento, onde o turismo tem maior expressão e capacidade de acolhimento no que toca a alojamento.

Em declarações recentes ao POSTAL Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, destacava a subida consistente do concelho de Tavira nas performances do sector do turismo e dava conta da necessidade da cidade e do concelho se dotarem de capacidade de resposta para a procura o que acontecerá ainda este Inverno com a reabertura do antigo hotel da Porta Nova.

Por outro lado Vila Real de Santo António, cuja autarquia é liderada por Luís Gomes, tem também previstos planos de investimento na área do turismo de grande dimensão. desde logo a  construção de hotéis na baixa da cidade do Guadiana e a requalificação da área balnear de Monte Gordo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook