Sandra Barão Nobre expõe ‘Acordo Fotográfico’ em Portimão

Sandra Barão Nobre expõe ‘Acordo Fotográfico’ em Portimão

1699
PARTILHE
Fotografias reflectem as histórias das viagens feitas por Sandra Barão Nobre
Fotografias reflectem as histórias das viagens feitas por Sandra Barão Nobre

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes acolhe, entre 3 e 30 de Dezembro, a exposição “Acordo Fotográfico” de Sandra Barão Nobre, fundadora e mentora do Acordo Fotográfico e A Biblioterapeuta. A mostra é composta por 60 fotografias captadas em cinco anos, em nove viagens, em vinte e dois países e reflectidas em 420 posts de 401 leitores de 46 nacionalidades com mais de quatrocentas referências a títulos de livros e respectivos autores.

Com inauguração prevista para as 18 horas do dia 3 de Dezembro, esta exposição está incluída no programa oficial do Dia da Cidade de Portimão e é dedicada a todos os leitores do Blog do Acordo fotográfico que transformaram Sandra Barão Nobre numa pessoa mais atenta aos outros, às suas palavras, às suas emoções e às suas razões. Nesta exposição, o visitante será guiado por “pegadas no chão “entre os corredores da Biblioteca, esbarrando quase de propósito com a mostra de fotografias que reflectem as histórias das viagens e que levaram ao encontro de leitores em Portugal e em todo o mundo. O visitante ou leitor é convidado a apreciar memórias inestimáveis acerca dos encontros únicos, dos lugares e das confidências que partilhadas entre as autora e os leitores.

Blogue do Acordo fotográfico celebra este mês cinco anos

O Acordo Fotográfico que celebra este mês cinco anos de existência é um blogue sobre pessoas, livros e fotografias e que homenageia o acto de ler, uma ideia original de Sandra Barão Nobre, que fotografa e redige os textos. É a única responsável pela manutenção do blogue e da respectiva página no Facebook. No Acordo Fotográfico as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham. Juntos, fotografias e textos formam um bloco, uma unidade. As fotografias registam o momento, as palavras contextualizam as imagens e fornecem uma narrativa: quem é o leitor, o que lê, onde e porquê.

No 'Acordo Fotográfico' as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham
No ‘Acordo Fotográfico’ as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham

Nestes cinco anos de vida, o Acordo Fotográfico interpelou, fotografou e conversou com mais de 400 leitores em países de todos os continentes — Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, Austrália, Timor-Leste, Malásia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietname, China, Índia, Zanzibar, África do Sul, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Realizou uma parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, para fotografar utentes a ler nas suas instalações (fotos que deram origem, mais tarde, a uma exposição nesta mesma biblioteca). Realizou uma parceria com o Metro do Porto, para fotografar utentes a ler nas plataformas e carruagens (imagens que depois foram expostas regularmente no circuito interno de televisão de metro). Realizou cinco exposições fotográficas e marcou presença nalguns programas de televisão, com destaque para a entrevista a Valter Hugo Mãe, no Porto Canal e, ainda, participou na primeira edição do TEDx de Santo Tirso.

A exposição poderá ser apreciada, de terça a sexta-feira, das 9.30 às 19 horas e aos sábados, das 14 às 19 horas. A entrada é livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook