Arquivo de Loulé acolhe apresentação de revista e lançamento de site

Arquivo de Loulé acolhe apresentação de revista e lançamento de site

830
PARTILHE
A Revista Al-Úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural
A Revista Al-Úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural

O Arquivo Municipal de Loulé vai ser palco da apresentação da edição 16 da Revista Al-úlyá, amanhã, sábado, pelas 15 horas, altura em que será igualmente lançado um microsite dedicado em exclusivo a esta publicação.

Recorde-se que a Revista Al-úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas a Al-Úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da Arqueologia, da História Local, do Património Arquitectónico, Etnográfico e Cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do município. Para isso, têm contribuído distintos investigadores mas também a riqueza patrimonial concelhia e a força e vitalidade da sua cultura, reconhecidas no contexto regional e nacional.

Com a publicação do décimo primeiro volume, em 2006, a revista surgiu com novo grafismo, com um design renovado, uma imagem mais contemporânea e em linha com outras revistas da especialidade mantendo, inalterável, a filosofia que está subjacente à sua génese. Acresce ainda que a revista tem vindo gradualmente alargar os seus conteúdos para além do Município de Loulé.

A colocação da revista na web é, não só, a resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também a melhor forma de ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana.

A partir de agora, será possível aceder aos artigos das edições da Revista Al-úlyá que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.

Facebook Comments

Comentários no Facebook