‘Loulé Clássico’ fecha com concerto dedicado a Strauss, Schumann e Schubert

‘Loulé Clássico’ fecha com concerto dedicado a Strauss, Schumann e Schubert

856
PARTILHE

orquestra-classica-do-sul-22-abrilA terceira edição do Ciclo “Loulé Clássico”, promovido pela Orquestra Clássica do Sul e pela Câmara de Loulé, chega ao fim esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro, pelas 21.30 horas, com um concerto no Cine-Teatro Louletano dedicado a três grandes compositores do século XIX: Strauss, Schumann e Schubert.

Dirigido pelo Maestro Titular Rui Pinheiro, o espectáculo conta como solista com a participação de Paulo Guerreiro (trompa), num ano em que o “Loulé Clássico” é dedicado tematicamente aos Grandes Concertos Românticos.

O crescimento da importância do virtuose no século XIX deu origem a uma procura de obras que lhe fornecessem o cenário impressionante da orquestra sinfónica.

O concerto em que se destacava o solista tornou-se uma parte indispensável do programa sinfónico, juntamente com as sinfonias, aberturas, suites e poemas sinfónicos.

Em geral, o concerto romântico seguiu a estrutura do concerto clássico tal como foi estabelecido por Mozart: uma obra em três andamentos, o primeiro allegro em forma sonata, ofuscando em importância o andamento lento e o final.

Nestes concertos, em que se revisitam grandes compositores (dos mais aos menos conhecidos do grande público), destaca-se também o espaço “À Conversa com…”, que decorre no período que antecede o espectáculo, no qual o público terá a oportunidade de conviver com o maestro ou o solista.

As entradas têm um custo associado de 8 euros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook