Albufeira avança para quarto orçamento participativo

Albufeira avança para quarto orçamento participativo

1042
PARTILHE
Albufeirenses vão apresentar propostas que visem promover uma sociedade sem qualquer tipo de barreiras
Albufeirenses vão apresentar propostas que visem promover uma sociedade sem qualquer tipo de barreiras

A Câmara de Albufeira aprovou na semana passada a implementação do Orçamento Participativo (OP) para 2018.

Esta edição vai contar com uma verba no valor de 250 mil euros, destinada a promover a Acessibilidade e a Mobilidade no concelho, nomeadamente no que diz respeito à “qualidade dos espaços, edifícios e serviços, bem como a segurança, conforto e autonomia dos seus utilizadores e, ainda, a facilitar o acesso à informação, no quadro de uma sociedade mais justa e inclusiva”, sublinha o presidente da Câmara de Albufeira, na proposta que levou a aprovação do Executivo, na passada terça-feira, dia 17 de Janeiro.

Fazendo um balanço das anteriores edições do OP, Carlos Silva e Sousa refere que “constituem um exemplo de aprendizagem conjunta entre eleitores e eleitos, caracterizando-se pela promoção de uma cidadania activa, responsável e integradora”.

Na edição deste ano, o OP irá procurar acolher propostas que visem promover uma sociedade sem qualquer tipo de barreiras (sensoriais, intelectuais ou físicas), fundada nos valores da dignidade humana, na democracia, na solidariedade e no desenvolvimento sustentável, incentivando a crescente autonomia dos cidadãos em todas as faixas etárias, condição ou extracto social.

Montante tem vindo a aumentar de ano para ano

Esta é a quarta edição do OP de Albufeira, sendo de destacar que o montante destinado à sua implementação tem vindo a aumentar consecutivamente: 60 mil euros em 2015; cem mil euros em 2016; 150 mil euros em 2017 e 250 mil euros para a edição de 2018, o que tem permitido uma maior exequibilidade das ideias apresentadas pelos proponentes, bem como a distribuição da verba por mais do que um projecto vencedor. Relativamente aos projectos aprovados nas edições anteriores, refira-se que no passado mês de Dezembro foi inaugurado o Centro de Bem Estar Animal – projecto vencedor do OP 2015.

Actualmente estão a decorrer os processos e procedimentos concursais com vista à execução da obra de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº 1 de Albufeira e da obra de Requalificação do Polidesportivo da Guia – projectos vencedores do OP 2016. Recorde-se que os projectos vencedores no âmbito do OP têm um prazo de execução de dois anos.

No próximo mês de Fevereiro vai dar-se início à formação dos facilitadores das sessões públicas de participação com vista à recolha de propostas. As sessões irão decorrer em todas as freguesias do concelho, entre 13 e 24 de Março.

Facebook Comments

Comentários no Facebook