Loulé investe cerca de 10 milhões na educação em 2017

Loulé investe cerca de 10 milhões na educação em 2017

1615
PARTILHE
aula-alunos-escola-loule
Programa “Livros Para Todos” estende-se ao 2º ciclo

Cerca de 10 milhões de euros será quanto a Câmara de Loulé irá canalizar do Orçamento para 2017 – uma fatia de cerca de 9% – para investimentos e projectos no sector educativo, informou a autarquia em nota de imprensa enviada esta sexta-feira às redacções.

Recorde-se que o Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara de Loulé para 2017, aprovado pelo executivo de maioria socialista, tem um valor global de 104 milhões de euros.

A autarquia promete “algumas novidades que pretendem dar um maior apoio aos alunos e às suas famílias, a docentes, órgãos directivos e funcionários das escolas”.

“Livros Para Todos” estende-se ao 2º ciclo

À semelhança da iniciativa realizada desde o ano lectivo de 2015/2016, a Câmara de Loulé prossegue, em 2017/2018, com o programa “Livros Para Todos”, com a oferta de manuais escolares e fichas de trabalho a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho, mas agora também com a distribuição gratuita dos manuais aos alunos que frequentam o 2º ciclo de ensino (5º e 6º anos), num investimento que ronda os 400 mil euros.

Mais de 1,3 milhões de euros para transporte escolar
transportes-escolares-loule
A autarquia disponibiliza mais de 1,3 milhões de euros para o transporte escolar

Em virtude da “vasta área geográfica” do concelho, e uma vez que, “nas zonas mais desertificadas, tem-se verificado o encerramento de algumas escolas”, a autarquia vai continuar a apoiar as deslocações diárias dos alunos que residem em locais mais afastados das escolas que frequentam. Assim, a edilidade irá despender um valor que ascende a 1,3 milhões de euros com os transportes escolares.

Mais de um milhão para apoiar a alimentação nas escolas
refeitorio-escolar-cantina
Mais de um milhão será para apoiar a alimentação nas escolas

Também no que diz respeito ao fornecimento das refeições escolares, a autarquia de Loulé destinará uma verba global de 1,2 milhões de euros para apoiar a alimentação das crianças nas escolas.

“Actualmente, todas as refeições são confeccionadas nas cozinhas das escolas, sendo a elaboração das ementas acompanhadas por nutricionistas, garantindo assim a qualidade alimentar das crianças, com base na dieta mediterrânica”, realça o município.

Cento e vinte mil euros garantem “Férias para Todos”
ferias-para-todos-loule-criancas-cavalo-animais
Para além das “Férias para Todos”, este ano haverá “Férias XL”

O projecto “Férias para Todos” prosseguirá no período de interregno escolar das férias da Páscoa e de Verão, proporcionando às crianças das escolas do ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, diversas actividades lúdicas.

Este ano a grande novidade será o alargamento aos alunos que frequentam o 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) e secundário – “Férias XL”. Em 2017, o programa “Férias para Todos” canalizará uma verba de cerca de 120 mil euros.

A autarquia continuará a subsidiar a componente de animação e apoio à família no período após o horário lectivo, possibilitando que os alunos permaneçam nas escolas após o término das aulas, sob o acompanhamento de animadores.

ferias-para-todos-loule-criancas-fruta-mercado
Em 2017, o programa “Férias para Todos” canalizará uma verba de cerca de 120 mil euros

“Para assegurar a segurança, limpeza e outras vertentes da gestão dos espaços escolares, a Câmara Municipal celebrou protocolos de transferências e meios com os Agrupamentos de Escolas, num montante previsto de 1,3 milhões de euros”, refere a edilidade.

Ao nível dos equipamentos, o destaque vai para a obra de requalificação da Escola E.B. 2,3 D. Dinis de Quarteira, um investimento orçado em 4,5 milhões de euros e que vem reforçar o Parque Escolar do concelho, com uma intervenção profunda há muito aguardada.

A Câmara de Loulé vai ainda levar a cabo alguns melhoramentos em vários estabelecimentos de ensino, dotando para o efeito 420 mil euros. Será ainda concretizado o programa de apoio à modernização e inovação tecnológica nas escolas do concelho, para o qual está previsto um investimento de 300 mil euros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook