Mercado Municipal de Portimão celebra uma década

Mercado Municipal de Portimão celebra uma década

1402
PARTILHE
Os produtos frescos da época atraem sempre grande número de clientes
Os produtos frescos da época atraem sempre grande número de clientes

No ano em que o Mercado Avenida São João Deus assinala uma década está a ser delineado um programa de acções e eventos em conjunto com os operadores e parceiros locais que pretende destacar o papel do mercado enquanto equipamento comercial e espaço social de encontro e partilha de locais e visitantes do concelho.

Recorde-se que no ano 2016 o Mercado Avenida São João Deus registou uma média mensal de entradas de 50 mil clientes/visitantes, fruto da confiança e da qualidade dos produtos que são comercializados neste equipamento, aliado as valências que disponibiliza aos seus clientes, destacando-se o horário alargado do espaço, que funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 14 e das 17 às 20 horas e ao sábado das 7 às 14 horas.

Até Junho, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, o comércio local vem ao Mercado, contando com a presença dos associados da ACRAL divulgando os seus serviços e dinamizando as manhãs de sábado. Uma iniciativa que integra um conjunto de acções até final do ano de 2017, no âmbito do protocolo de colaboração e dinamização do comércio local realizado entre a ACRAL e a Câmara de Portimão. Dessas acções destaca-se a realização de um Stock Out no espaço do mercado já no mês de Março.

Em Fevereiro a laranja é rainha da festa

No mês de Fevereiro sucedem-se actividades no Mercado, com realce para a Festa da Laranja, que tanto sucesso tem registado ao longo das edições anteriores e que promete algumas novidades. A laranja é rainha da festa, e o mote para um conjunto de actividades que vão desde a promoção da laranja a um preço especial, demonstrações culinárias, sessões de aconselhamento sobre consumo de citrinos, entre outros.

O mês de Abril traz o evento “Há livros no Mercado” onde, ao longo de seis dias, as bancas vão transformar-se em estantes e será possível comprar livros a preços simbólicos, aprender a cuidar dos seus livros e conviver com a leitura, contando ainda com sessões de hora do conto, onde os sabores estão a par com as histórias infantis para os alunos do 1º ciclo de escolas do concelho.

Em 2016 o Mercado Avenida São João Deus registou uma média mensal de entradas de 50 mil clientes/visitantes
Em 2016 o mercado registou uma média mensal de entradas de 50 mil clientes/visitantes

Um conjunto de promoções de produtos da época, mostras temáticas, exposições e outras iniciativas na área do desporto e comemorações de datas especiais fazem parte do programa do mercado.

O ano de 2017 terminará com as comemorações do 10º aniversário do Mercado Municipal de Portimão, envolvidas no clima natalício tão próprio da época, em particular através da comemoração do aniversário e estão a ser delineadas muitas surpresas ao longo deste mês de Dezembro.

Defesa do ambiente tem sido uma prioridade

Desde a sua abertura este equipamento tem mantido uma preocupação ambiental registando, anualmente, impressionantes valores de recolha de materiais recicláveis. O ano de 2016, não foi excepção, e os números falam por si. A recolha de óleo e pilhas usados continua a ser uma iniciativa de grande aceitação junto da população e, só no ano passado, foram depositados 671 litros de óleo usado e 80 quilos de pilhas gastas. Estes dois materiais têm posteriormente utilizações diversas: uma vez reciclado, o óleo alimentar transforma-se em biocombustível ou pode inclusive ser utilizado no fabrico de sabão; já as pilhas, depois de decompostas, são utilizadas na cerâmica, na pigmentação de tintas e até no fabrico de fogo-de-artifício.

O mercado funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 e das 17 às 20 horas; e ao sábado das 7 às 14 horas
O mercado funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 e das 17 às 20 horas; e ao sábado das 7 às 14

Ainda em 2016, o Mercado da Avenida São João de Deus separou mais de 3,5 toneladas de papel e cartão, e 860 quilos de plástico. Por sua vez, o Mercado de Venda por Grosso reciclou mais de 41 toneladas de papel e cartão, mais de 8 toneladas de madeira e aproximadamente 6 toneladas de embalagens de plástico. A recolha de todos estes materiais é assegurada pela empresa ALGAR.

Facebook Comments

Comentários no Facebook