Parceria ‘365 Algarve’ promove oferta cultural junto de alunos estrangeiros

Parceria ‘365 Algarve’ promove oferta cultural junto de alunos estrangeiros

1135
PARTILHE
- PUB -
O projecto ‘Morphosis’ conta com Hugo Alves no trompete e João Frade no acordeão
O projecto ‘Morphosis’ conta com Hugo Alves no trompete e João Frade no acordeão

A Região de Turismo do Algarve (RTA), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Universidade do Algarve (UAlg) estabeleceram recentemente uma parceria pioneira para promover o destino turístico junto dos estudantes estrangeiros, tendo como ponto de partida a oferta cultural do programa “365 Algarve”.

Conforme explica a RTA em comunicado de imprensa, “o desafio que o “365 Algarve” lançou aos municípios e à universidade para realizar uma parceria que visa promover a região na comunidade académica prende-se com três dos objectivos do programa: reforçar a identidade cultural do território, construir um projecto estruturante e sustentável e melhorar a experiência e a percepção do destino”.

“Tendo como foco principal da parceria os alunos internacionais, Erasmus e outros, a frequentar a Universidade do Algarve – cerca de 1.200 estudantes –, pretende ganhar-se embaixadores da região e do programa 365 Algarve, através da promoção e descoberta das pessoas, identidade e território, bem como afirmar a oferta cultural, no sentido de passar a palavra de que na região todos os dias contam”, esclarece a comissária de programação Dália Paulo.

“Pedimos aos 16 municípios do Algarve para num dos dias de espectáculo definirem um programa de visita cultural, sem esquecer a gastronomia e outros atractivos turísticos que certamente irão maravilhar os alunos internacionais a frequentar a Universidade do Algarve. Assim, estes jovens estudantes estrangeiros vão conhecer alguns dos segredos da região ao mesmo tempo que assistem a apresentações do programa 365 Algarve, uma forma original de aliar Cultura e Turismo”, explica o presidente da RTA, Desidério Silva.

Até ao final do mês de Maio, estão agendados eventos em todos os concelhos do Algarve
Até ao final do mês de Maio, estão agendados eventos em todos os concelhos do Algarve

Para o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, “esta parceria confere especial ênfase, por um lado, à estratégia de internacional da instituição e, por outro, à natureza cosmopolita da região, articulando-as num esforço conjunto centrado na valorização do Algarve enquanto região de Cultura”.

A parceria arranca amanhã, 14 de Janeiro, em Vila do Bispo, com “Morphosis”, um projecto de Hugo Alves e João Frade que une dois instrumentos improváveis, o trompete e o acordeão. No concerto, um dos melhores trompetistas nacionais e um mago do acordeão exploram juntos a tradição à luz da modernidade, numa improvisação sobre temas originais escritos a pensar nas potencialidades dos dois instrumentos.

Até ao final do mês de Maio, estão agendados eventos nos restantes concelhos do Algarve.

Recorde-se que “365 Algarve” é um programa cultural que complementa a oferta tradicional deste destino turístico com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras. A primeira edição decorre de Outubro de 2016 a Maio de 2017 e os eventos que vão ter lugar em todo o território algarvio convidam a uma visita à região.

A programação completa pode ser consultada na página do “365 Algarve” no Facebook.: www.facebook.com/365.Algarve.EveryDayCounts .

Facebook Comments

Comentários no Facebook