Silves é capital da laranja a partir de hoje

Silves é capital da laranja a partir de hoje

5087
PARTILHE
Conferência ‘Laranja XX’ reunirá no dia 17 de Fevereiro conceituados especialistas na área da citricultura
Conferência ‘Laranja XX’ reunirá no dia 17 de Fevereiro conceituados especialistas na área da citricultura

A 1ª mostra “Silves Capital da Laranja” abre portas no próximo dia 17 de Fevereiro, na Fissul em Silves, e termina no dia 19.

O evento surge, igualmente, como mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca, que foi apresentada no passado dia 9 de Abril de 2016 e que tem vindo a ser dinamizada desde então, em diversas acções, das quais se destaca o “Fim de Semana com sabor a Laranja”, que decorreu em Novembro de 2016.

“Voltamos a vincar, com a realização deste evento, uma posição relativamente à produção dos citrinos e à afirmação desta marca que nos parece determinante: em Silves a laranja e demais citrinos são um símbolo de qualidade”, explica Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, reforçando que “para além disso, damos um espaço aos citricultores para poderem chegar a vários públicos e, sobretudo, para poderem discutir, partilhar e analisar os problemas que afectam este sector e que merecem uma particular atenção no nosso concelho e ao qual queremos dar visibilidade e notoriedade”.

Assim, produtores, empresas ligadas à comercialização de maquinaria e produtos fitofarmacêuticos terão, neste certame, a possibilidade de poder dar a conhecer o seu trabalho e de debater os seus problemas, já que um dos momentos mais importantes da “Silves Capital da Laranja” será a conferência “Laranja XXI” que reunirá, no dia 17 de Fevereiro, reputados especialistas na área da citricultura, quer nacionais quer estrangeiros. Temas como o “Financiamento no âmbito do PDR2020”, “A qualidade dos citrinos do Algarve: Ameaças, desafios e oportunidades” ou a “Produção de citrinos em modo Biológico na Andaluzia” são apenas alguns dos temas em destaque nesta acção, que terminará com uma mesa redonda, pelas 16.30, para o debate sobre a “Produção, Comercialização e Distribuição de Citrinos no Algarve”.

Concurso de cocktails revelará os melhores profissionais de bar da região

Para além do debate sobre as questões agrícolas, o certame terá outros momentos de animação, entre os quais se destaca o concerto do grupo Deolinda, que actuará no palco principal da Fissul no dia 18, pelas 21.30. O fado e a música tradicional portuguesa também marcarão presença, nomeadamente pelas vozes de Argentina Freire, conhecida fadista que actua pelas 21 horas do dia 17 e do grupo Vá de Viró, que estará na Fissul no dia 19, às 16 horas, encerrando o programa musical do evento.

O cartaz do evento
O cartaz do evento

Para além destes grupos e da animação de rua que será constante, os Agrupamentos de Escolas do Concelho participarão com momentos musicais dinamizados pelos alunos e docentes.

Outro dos momentos altos desta actividade será o “Concurso Regional de Cocktails”, que decorrerá ao longo do dia 18, revelando os melhores profissionais de bar da região. Dinamizado pela Associação de Barmen do Algarve, com o apoio da autarquia, o concurso terá provas que poderão ser acompanhadas por quem visitar a Mostra durante a tarde e trará, ainda, dois workshops, durante a manhã: “Mixologia com laranja” e “Água Castelo e o seu uso com citrinos”. Os vencedores serão agraciados com o troféu “Silves Capital da Laranja”.

A gastronomia também marcará presença, nomeadamente com um showcooking, dinamizado pelo chef Luís Santos e com a presença de alguns espaços de restauração, que trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes.

Artesanato, muita festa e alegria, completam o cenário desta 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”.

Este evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul.

São media partners do evento o Jornal Barlavento, Terra Ruiva e Rua FM.

Mais informações disponíveis através do email capitaldalaranja@cm-silves.pt e do telefone 282 440 800.

Programa

Sexta-feira, dia 17 de Fevereiro

10h00 – Abertura do Conferência “Laranja XXI” e da Mostra

10h300 (aproveitando o coffee break da conferência) – Abertura oficial da mostra “Silves Capital da Laranja”

11h00 – Reinício do Conferência “Laranja XXI”

12h30 | 14h00 – Pausa para almoço da Conferência “Laranja XXI”

21h00 – Noite de fado, com Argentina Freire

23h00 – Encerramento da feira

Ao longo do dia: Actuação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Sábado, 18 de Fevereiro

10h00 – Abertura da Feira

10h00 – Início do Concurso Regional de Cocktails, com a realização de dois workshops: Mixologia com laranja e Água Castelo e o seu uso com citrinos

11h00 – Animação para crianças

12h30 | 14h30 – Pausa para almoço do Concurso Regional de Cocktails

15h00 – Actuação dos “Jovens Talentos do Concelho”

15h00 – “CELTONITA”; o que é? Seu contributo para uma citricultura de alto rendimento, pelo Engº Filipe Ferreira (Zeocel)

16h00 – Apresentação de produtos – empresa Aquagri

19h00 – Conclusão do Concurso Regional de Cocktails

20h30 – Entrega dos prémios do Concurso Regional de Cocktails – Prémios Silves Capital da Laranja

21h30 – Actuação dos Deolinda

23h00 – Encerramento da feira

Domingo, dia 19 de Fevereiro

10h00 – Abertura da Feira

10h00 – Partida da Marcha dos Namorados (Piscinas Municipais de Silves)

11h00 – Actuação dos “Jovens Talentos do Concelho”

12h00 – Chegada dos participantes na Marcha dos Namorados (Fissul)

14h00 – Actuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”

15h00 – Actuação do Rancho Folclórico de SB Messines

15h00 – “O futuro da apicultura em Portugal” – CNA/Viver Serra

15h30 – Showcooking com o chef Luís Santos

16h00 – Actuação do Grupo “Vá de Viró”

18h00 – Encerramento da Feira

Todos os dias:

Animação de Rua

Exposição de máquinas

Facebook Comments

Comentários no Facebook