Algarve em festa com tradicional folia de Carnaval

Algarve em festa com tradicional folia de Carnaval

2327
PARTILHE
Milhares de pessoas saem à rua para ver e viver o Carnaval
Milhares de pessoas saem à rua para ver e viver o Carnaval

A folia do Carnaval está de volta e prepara-se para cumprir, entre hoje e terça-feira, mais um ano de tradição no Algarve, região onde, de barlavento a sotavento, se festejam algumas das festividades carnavalescas mais tradicionais do país.

A Avenida José da Costa Mealha, conhecida como o “sambódromo louletano”, prepara-se para receber durante este fim-de-semana e terça-feira de Carnaval, a partir das 15 horas, mais uma edição do Carnaval de Loulé, que este ano tem como tema “Os Descobrimentos – a Grande Geringonça”.

A época de ouro da História de Portugal será recriada em tom de paródia, juntando as figuras dos navegadores e monarcas responsáveis pelas conquistas marítimas aos heróis da actualidade, personalidades bem conhecidas do desporto ou da política.

O contexto internacional também não será esquecido e, mais uma vez, os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, com destaque para as “trumpalhadas” do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos.

O Carnaval de Loulé, cujos bilhetes têm um custo de dois euros e revertem a favor de instituições de solidariedade social do concelho, vai ser transmitido em directo através do programa da RTP “Aqui Portugal”, amanhã, dia 25, das 14 às 20 horas.

Maria Leal é ‘raínha’ em Alte

Ainda no concelho de Loulé, mas em Alte, o principal atractivo será a ‘raínha’ Maria Leal, que no domingo, entre as 15 e as 18 horas, irá marcar presença no desfile das ruas daquela freguesia.

“O objectivo é fazer com que mais pessoas visitem o Carnaval de Alte, uma vez que se trata de uma artista que está em alta e é muito falada no momento. É apenas uma atracção”, reforçou ao POSTAL Sílvia Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alte.

A festa continua na tarde de terça-feira, com cinco carros alegóricos e seis grupos de foliões, com animação a cargo de dj Paulo Rossi. Nos dois dias há ‘Baile de Foliões’, às 21.30 horas, na Casa do Povo.

Carnaval mais antigo do Algarve espera 20 mil pessoas

Nos mesmos dias mas mais a sotavento, em Moncarapacho, 15 carros alegóricos e mais de 500 foliões vão animar a vila do concelho de Olhão, a partir das 15 horas, sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas na festa de entrada livre.

Este ano o Carnaval mais antigo do Algarve será “reforçado” com uma bateria de samba, um grupo de bailarinas, um conjunto de andas e um sistema de som melhorado.

Já em Paderne, o ponto alto do programa de Carnaval em Albufeira, “Uma Geringonça” será o tema das celebrações, prometendo arrancar gargalhadas à conta da actual situação política do país.

No domingo e terça-feira, entre as 14 e as 18 horas, centenas de foliões vestidos a rigor e dezenas de carros alegóricos percorrem o interior da povoação, num desfile animado que todos os anos atrai milhares de visitantes àquela freguesia do barrocal algarvio.

É ‘Altura de Carnaval’ na Rua da Alagoa

De volta ao sotavento, na sua 16ª edição, o Carnaval de Altura festeja este ano a adesão de Portugal à União Europeia. O cortejo, que acontece este fim-de-semana a partir das 15 horas, leva à Rua da Alagoa os principais momentos de Portugal na Europa, desde há 30 anos.

Com mais de 10 grupos de animação e nove carros alegóricos, a sátira política será o principal enfoque da festa, que este ano conta com a participação da Eurocidade do Guadiana no corso carnavalesco.

Carnaval dos pequeninos

Parte da tradição fazem já os habituais desfiles de crianças, que hoje animaram grande parte das cidades algarvias. Em Olhão, as crianças do 1º ciclo e jardins-de-infância saíram à rua e encheram de cor a Avenida da República.

Em Faro, os mais pequenos mostraram os seus fatos de Carnaval no Jardim Manuel Bívar, Rua de Santo António e Praça da Pontinha.

Em Tavira, 1.300 crianças do pré-escolar e 1º Ciclo festejaram no Jardim do Coreto.

Facebook Comments

Comentários no Facebook