Associação José Afonso homenageia Maria Teresa Horta no Dia da Mulher

Associação José Afonso homenageia Maria Teresa Horta no Dia da Mulher

1435
PARTILHE
Maria Teresa Horta
Maria Teresa Horta

O Núcleo de Tavira da Associação José Afonso (AJA) celebra, pela terceira vez consecutiva, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com a organização de uma homenagem à poetisa Maria Teresa Horta.

O evento decorre no Cineteatro António Pinheiro, no dia 8 de Março, às 21 horas, com entrada livre.

A sessão começará com a projecção da entrevista de Maria Flor Pedroso a Maria Teresa Horta (difundida a 28 de Setembro de 2012 na RTP 2), seguida da apresentação da obra da escritora pela professora Adriana Nogueira (Universidade do Algarve) e pela performance poética do actor Vítor Correia, com acompanhamento à guitarra por Francisco Nascimento, baseada em poemas da autora e de Álvaro de Campos. A terminar, Luís Galrito e António Hilário interpretarão canções de Zeca Afonso.

Recorde-se que a AJA foi criada a 18 de Novembro de 1987, ano do desaparecimento físico do poeta e cantor, contando actualmente com os núcleos Norte, Aveiro, Grândola, Lisboa, Santarém, Setúbal, Alto Alentejo, Barreiro, Évora, Coimbra, Tavira, Almada/Seixal, Covilhã, Quarteira e Bruxelas.

- Pub -

“Insisto não ser tristeza”, um verso de José Afonso, é o mote das comemorações do 30º aniversário da AJA. No Algarve, no âmbito do programa “30 anos/30 concertos” realizam-se este ano dois grandes concertos no Teatro das Figuras, em Faro, a 19 de Fevereiro, e no Cineteatro António Pinheiro, em Tavira, a 15 de Abril.

Para Francisco Fanhais, presidente da Associação, “o mais importante das iniciativas é mostrar que o Zeca [Afonso] foi um artista da música, da poesia, da voz, e que pôs a sua arte ao serviço da cidadania de uma maneira desinteressada, de forma a contribuir para uma sociedade sem muros nem ameias e sem exploradores nem explorados”, diz.

Facebook Comments

Comentários no Facebook