Biografia de Manuel Teixeira Gomes para conhecer na Biblioteca de Faro

Biografia de Manuel Teixeira Gomes para conhecer na Biblioteca de Faro

1046
PARTILHE
A mostra bibliográfica pode ser vista até final do mês de Março
A mostra bibliográfica pode ser vista até final do mês de Março

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai acolher no próximo dia 10 de Março, pelas 18 horas, a apresentação da obra “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, de José Alberto Quaresma, a cargo de Jorge Vaz de Carvalho.

Trata-se de uma “extensíssima” biografia que se debruça sobra a vida e obra de um “homem fascinante, culto, afável, humanista, republicano e convicto democrata”, que foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa. Manuel Teixeira Gomes e nasceu a 27 de Maio de 1860, em Vila Nova de Portimão. A sua vida foi marcada pelas viagens, a atracção pelas artes e o seu percurso pessoal, nem sempre pacífico, inclusivamente no seio familiar.

Na política, Manuel Teixeira Gomes torna-se activo depois da implantação da República, tendo ocupado vários cargos diplomáticos, nomeadamente em Inglaterra e Madrid.

Eleito Presidente em Agosto de 1923, deixando para trás Bernardino Machado, foi curto o seu mandato, marcado pelas convulsões políticas e pela constatação de que as forças republicanas estavam cada vez mais isoladas. Demitiu-se em Dezembro de 1925 e pouco depois partiu para a Argélia, instalando-se na cidade de Bougie, onde morreu a 18 de outubro de 1941.

Grande escritor, com incursões no campo da novela e do teatro, com uma riquíssima epistolografia, infelizmente pouco conhecido das novas gerações e injustamente esquecido por alguns sectores da crítica literária.

A mostra bibliográfica conta com a chancela da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e do Museu da Presidência da República e pode ser apreciada até final do mês de Março.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook