Dois mil alunos visitam UAlg no ‘Dia Aberto’

Dois mil alunos visitam UAlg no ‘Dia Aberto’

2054
PARTILHE
Cerca de 600 pessoas, entre elas, alunos, funcionários e professores, trabalharam em uma edição do dia aberto
Cerca de 600 pessoas, entre elas, alunos, funcionários e professores, trabalharam em uma edição do dia aberto

A Universidade do Algarve voltou a realizar mais uma edição do Dia Aberto, ontem, dia 23 de Fevereiro, tendo esgotado o número de inscrições. Cerca de dois mil alunos do ensino básico e secundário de todas as escolas do Algarve e de algumas do Alentejo vieram conhecer um pouco do que se faz dentro da academia algarvia.

Às 9 horas da manhã já eram muitos os estudantes que aguardavam pelo início das actividades. O espaço habitualmente votado às aulas esteve durante todo o dia inteiramente dedicado às actividades preparadas para os alunos que se deslocaram até à Universidade. Entusiasmada com a visita, Ana Ramos, estudante do Curso Profissional Técnico de Comunicação da Escola Secundária João de Deus, em Faro, confessava a sua vontade de ingressar na UAlg.

Também Isabel Fernandes, docente de Alemão e Inglês na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, reconhece esta iniciativa como “um incentivo para continuar os estudos”.

Os visitantes experienciaram uma verdadeira viagem ao mundo da investigação
Os visitantes experienciaram uma verdadeira viagem ao mundo da investigação

Enquanto esperava por mais um grupo de visitantes, Sergei Odajio, aluno do 1.º ano da licenciatura em Imagem Animada e colaborador no Dia Aberto, referia a importância do evento para a elucidação das diferenças existentes entre os cursos, permitindo que os futuros universitários possam fazer uma escolha acertada.

Para ajudar os responder a estas e outras perguntas a UAlg organizou mais de uma centena de actividades. Os visitantes experienciaram uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através das várias áreas de estudo da UAlg. Todas as actividades foram pensadas de forma a desafiar e interpelar os conhecimentos dos jovens, estimulando o seu sentido crítico, a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula, através das várias disciplinas que constituem os currículos do ensino básico e secundário em Portugal.

Organizadas pelo Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, decorreram, em simultâneo, actividades como futebol americano, rugby, golfe, escalada, ténis e várias aulas de grupo, abertas a todos os participantes. Destaque ainda para a dinamização de aulas de Surf Indoor, em parceria com o Clube Surf de Faro.

Todas as actividades foram pensadas de forma a desafiar e interpelar os conhecimentos dos jovens
Todas as actividades foram pensadas de forma a desafiar e interpelar os conhecimentos dos jovens

Em jeito de conclusão, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg, considera que “este dia superou as expectativas, explicando que para a sua realização foi necessária uma forte mobilização da academia”. Segundo André Botelheiro, “cerca de 600 pessoas, entre elas, alunos, funcionários e professores, trabalharam em conjunto para levar a cabo mais uma edição do dia aberto”. Na sua opinião, este tipo de iniciativas reveste-se de primordial importância, “não só pela divulgação da oferta formativa e, consequentemente, da UAlg no seu todo, mas também pelo impacto que possa ter na divulgação e no incentivo da prossecução dos estudos superiores” Fica a promessa de que “para o ano faremos mais, se não igual, melhor!”.

De salientar, que a elaboração desta nota de imprensa contou com a colaboração dos alunos do curso de Ciências da Comunicação, Bernardo Ferreira, Bruna Honrado e Joana Pereira.

Facebook Comments

Comentários no Facebook