Jornadas do Arade estão de volta a Portimão

Jornadas do Arade estão de volta a Portimão

619
PARTILHE
Cartaz da iniciativa
Cartaz da iniciativa

As Jornadas do Arade estão de volta a Portimão, entre os dias 10 e 12 de Março, para mais um fim-de-semana em que os principais desafios dos municípios da Bacia do Arade são levados à mesa e discutidos abertamente com os cidadãos.

Antes de se abrirem as portas à discussão, o dia 10 de Março será integralmente dedicado a actividades formativas. Os participantes poderão optar entre a frequência de dois cursos pré-Jornadas, que se realizam no Espaço Raiz (antiga escola primária da Pedra Mourinha) – Dirigismo Associativo e Viver melhor amanhã: uma introdução ao movimento da Transição no Arade.

Nos dias 11 e 12 de Março o encontro está marcado para o Museu Municipal de Portimão. O programa começa logo na manhã de sábado, pelas 9.30 horas, com a conferência de abertura dedicada ao conceito operativo que emergiu na última edição das Jornadas do Arade – o Aradismo.

“Quais os problemas e as estratégias que se colocam a uma acção concertada entre os quatro municípios da Bacia do Arade – Portimão, Lagoa, Silves e Monchique – em prol do desenvolvimento local e da sua afirmação em conjunto no contexto regional e nacional?” é a questão com que se iniciarão os trabalhos e que irá nortear todas as mesas-redondas e sessões de controvérsia nos dois dias seguintes, sendo alvo de reflexão num amplo espectro de áreas e temáticas.

- Pub -

Das cidades inteligentes ao turismo sustentável, do urbanismo à actuação da Universidade no território, da agricultura às pescas e gestão dos recursos marítimos, passando por temas quentes da actualidade como a exploração do petróleo no Algarve ou o estado dos serviços de saúde na região, a segunda edição das Jornadas do Arade “promete dar que falar”, diz a organização.

Pelas 20 horas do dia 11 será apresentada a edição de 2017 da Rota do Petisco, iniciativa que, já na sua sétima edição, é a imagem de marca da Associação Teia D’Impulsos, tendo conseguido unir sinergias dos quatro concelhos da Bacia do Arade. De seguida será a vez dos mais jovens terem algo a dizer sobre a sua região. Estudantes do ensino secundário partilham as suas perspectivas, questões e sugestões perante representantes dos  municípios da Bacia do Arade.

Este ano, o encontro conta, mais uma vez, com a organização da Associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projecto CAIC – Cidadania Activa e Intervenção Cívica.

As inscrições para participar nas Jornadas do Arade encontram-se abertas e podem ser feitas aqui. Através do mesmo formulário, poderá inscrever-se num dos dois cursos pré-Jornadas.

Também se encontram abertas as chamadas para comunicações livres até ao próximo dia 21 de Fevereiro. Poderá submeter a sua proposta através do formulário que se encontra no site das Jornadas do Arade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook