Novo Largo das Mouras Velhas vai ter perto de 50 estacionamentos

Novo Largo das Mouras Velhas vai ter perto de 50 estacionamentos

2015
PARTILHE
A1
Na zona central do largo pode ver-se na planta do projecto a nova ilha central arborizada com o estacionamento a desenvolver-se em seu redor a cinzento claro

As obras de requalificação do Largo das Mouras Velhas junto ao Teatro Lethes em Faro estão a decorrer e prometem dar uma nova cara a um dos espaços mais degradados do centro da capital algarvia.

A intervenção a cargo do consórcio responsável pelo estacionamento subterrâneo em Faro, a CPE/Teixeira Duarte, como compensação à Câmara da cidade no âmbito da renegociação da concessão, vai provocar a diminuição do número de lugares de estacionamento disponibilizados naquela área da cidade.

Largo vai ter cerca de 50 lugares de estacionamento e uma praça central arborizada

mouras velhas obras 2.1
Obras estão a decorrer e já foram encontrados vestígios arqueológicos

Ao contrário do que acontecia até agora com o largo a poder acolher quase um a centena de veículos estacionados de forma complemente desordenada, a nova configuração do espaço vai trazer à cidade quase metade do número de lugares disponibilizados anteriormente, mas que cumprirão as normas legais quanto aos espaços de estacionamento, nomeadamente no que diz respeito à área reservada para cada automóvel.

- Pub -

A perda de estacionamentos deve-se em grande medida à organização do mesmo de forma correcta, mas também à criação de uma ilha central arborizada que nascerá no centro do Largo das Mouras Velhas e que criará uma zona plana ao compensar o declive do piso.

Já o estacionamento terá lugar em torno desta ilha e na parte noroeste do largo, funcionando em sistema de espinha, e manterá a gratuitidade dos lugares disponibilizados aos automobilistas.

A extensão da intervenção

Recorde-se que tal como o POSTAL noticiou a obra compreende no seu todo uma bolsa de estacionamento gratuito, arranjos paisagístico e urbanístico e repavimentação do piso rodoviário do Largo das Mouras Velhas e, ainda, a requalificação da Rua de Portugal na zona fronteira ao Teatro Lethes e à Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa, bem como em torno desta última, e tem um orçamento de 309 mil euros.

Ainda no âmbito dos trabalhos está o reordenamento das zonas de circulação automóvel e pedonal, a reestruturação da iluminação pública, que passará a ser LED, e a instalação de mobiliário urbano.

Obras estão a ser acompanhadas por arquelogistas

As obras que se encontram a decorrer voltaram, uma vez mais, a detectar achados arqueológicos na zona, já anteriormente conhecida como contendo elementos históricos.

Os trabalhos estão a ser acompanhados por arqueólogos e “os achados são constituídos até ao momento por sepulturas sem ossadas, o que levou a que o trabalho de arqueologia fosse menos demorado”, revelou ao POSTAL a Câmara de Faro.

No quadro das intervenções subterrâneas que podem revelar achados arqueológicos estão ainda os trabalhos de renovação de condutas que a Fagar está a desenvolver no local e que neste momento decorrem junto à fachada sul do Largo das Mouras Velhas, junto à Churrasqueira Recife.

Facebook Comments

Comentários no Facebook