Loulé: ‘A Grande Geringonça’ arrancou com milhares de pessoas nas ruas

Loulé: ‘A Grande Geringonça’ arrancou com milhares de pessoas nas ruas

1637
PARTILHE
O preço das entradas é de 2 euros
O preço das entradas é de 2 euros

A tradição voltou a cumprir-se em Loulé e, passados 111 anos desde a primeira edição do “Carnaval Civilizado”, a Avenida José da Costa Mealha voltou a encher-se de foliões que vieram assistir ao desfile de 15 carros alegóricos, escolas de samba, grupos de animação, ‘cabeçudos’ e ‘gigantones’, naquele que é o mais antigo corso carnavalesco de Portugal.

No primeiro dia do cortejo, a adesão do público excedeu as expectativas da organização, verificando-se uma afluência bastante superior aos sábados dos anos anteriores, dia que, por norma, é o menos concorrido do Carnaval de Loulé. As boas condições climatéricas que se fizeram sentir na região algarvia convidaram a um salto a Loulé, ponto principal das celebrações carnavalescas no Sul.

Sátira acutilante e qualidade artísticas são as imagens de marca deste evento e esta sexta-feira o desfile voltou a fazer jus à sua fama. Inspirado no tema “Os Descobrimentos – A Grande Geringonça”, cerca de 700 figurantes trouxeram a Loulé um olhar bastante divertido dos acontecimentos marcantes em Portugal e no mundo nos últimos tempos.

A solução política que recebeu o nome de “Geringonça”, palavra do ano de 2016, é retratada neste desfile associada à época de ouro da História de Portugal, em que os navegadores foram responsáveis por grandes conquistas além-mar, e que são homenageados neste desfile.

Outra das homenagens que a edição de 2017 está a prestar é a Luís Furtado, o artista que, ano após ano, tem sido responsável pela concepção do cartaz, de alguns carros e de toda a decoração do recinto do Carnaval de Loulé. Este ano a organização decidiu prestar um tributo a este nome que já faz parte da história do corso algarvio, integrando no desfile um carro com a imagem de Luís Furtado.

Da política portuguesa os “convidados” que tripulam os carros são, por exemplo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e os seus “ajudantes” nestas águas louletanas – Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.

Já no plano internacional, marcam presença o Presidente norte-americano, com as suas “trumpalhadas”, junto ao seu antecessor, Barack Obama, e sempre em contacto com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

No desporto o grande destaque vai para o treinador Jorge “Jasus”, na sua barcaça milionária, à deriva nas águas agitadas do futebol português.

O segundo dia do Carnaval de Loulé 2017 arrancou às 15 horas deste ‘Domingo Gordo’, na Avenida José da Costa Mealha. O preço das entradas é de 2 euros e a receita reverte a favor das IPSSS do Concelho e das associações que participam no desfile.

Veja abaixo as fotografias do corso louletano
Facebook Comments

Comentários no Facebook