Mexa-se, pela sua rica saúde

Mexa-se, pela sua rica saúde

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Beja Santos *
Beja Santos *

Descurar a actividade física é arranjar um factor de risco para as chamadas doenças não-transmissíveis, como é o caso dos acidentes cerebrovasculares, a diabetes e o cancro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para as elevadas percentagens de adultos e de adolescentes em idade escolar que não levam uma vida suficientemente activa. Por isso, esta acreditada agência das Nações Unidas produz recomendações sobre os benefícios advindos da actividade física, vejamo-las resumidamente.

Primeiro, a actividade reduz o risco das doenças, desde as cardiopatias coronárias, passando pela hipertensão, diferentes tipos de cancro, contraria a depressão. Tudo conjugado, uma prática adequada de actividade física ajuda a manter um corpo são. E porquê? As pessoas fisicamente activas melhoram o bom funcionamento do seu sistema muscular e cardiorrespiratório, têm taxas inferiores de cardiopatias coronárias e de hipertensão arterial.

Segundo, a actividade física não se deve confundir com desporto, o desporto e toda a sua gama de modalidades têm como matriz a actividade física que se pode definir como “qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que favorece o consumo de energia”. Actividade física significa desporto, caminhada, execução de actividades domésticas, prática de jardinagem, dança. É por isso que a actividade física é sempre benéfica.

Actividade física significa desporto, caminhada, execução de actividades domésticas, prática de jardinagem, dança
Actividade física significa desporto, caminhada, execução de actividades domésticas, prática de jardinagem, dança

Terceiro, há tempos mínimos para esta actividade física. A OMS sugere que os adultos entre os 18 e 64 anos deverão praticar 150 minutos semanais de actividade física moderada, independentemente de práticas desportivas. Os seniores deverão manter uma actividade física compatível com o seu grau de autonomia, o quadro de doenças e o estado geral do organismo.

Quarto, a actividade física faz parte da boa governação, tanto a nível nacional como autárquico. A promoção de aulas de ginástica nas junta de freguesia, a adesão às aulas de manutenção no ginásio, participar em marchas e caminhadas, juntar-se a um grupo que promove passeios, é essencial para o bem-estar físico e para a vida de relação, contaria o isolamento, a inércia, o definhamento. A nível nacional, deve fazer parte de um quadro de estímulos que cabem na promoção da saúde e prevenção da doença, a par da nutrição e dos grandes valores do envelhecimento bem-sucedido em que os seniores ganham capacitação para lidar com as suas doenças, para reconhecer as transformações do corpo, para fazerem o uso responsável do medicamento, para cuidarem da sua higiene, para escolherem objectos inteligentes adaptados às suas limitações, para gozarem de uma casa segura e funcional e para estarem despertos para a vida de relação que passa por participar na vida das academias seniores, das colectividades, das iniciativas autárquicas que envolvem passeios, excursões, viagens, bailes, o mais que se sabe. Tudo somado, são participações que mantêm o sénior activo e desperto, interessado na promoção da sua saúde e na continuidade em dar vida aos anos.

* Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor e consultor do POSTAL

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