‘Os Descobrimentos – a Grande Geringonça’ animam Carnaval de Loulé

‘Os Descobrimentos – a Grande Geringonça’ animam Carnaval de Loulé

2036
PARTILHE
Os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante.
Os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante.

A Avenida José da Costa Mealha, conhecida como o “sambódromo louletano”, prepara-se para receber nos dias 25, 26 e 28 de Fevereiro, a partir das 15 horas, mais uma edição do Carnaval de Loulé, que este ano apresenta como tema “Os Descobrimentos – a Grande Geringonça”.

A época de ouro da História de Portugal será recriada em tom de paródia, juntando as figuras dos navegadores e monarcas responsáveis pelas conquistas marítimas aos heróis da actualidade, personalidades bem conhecidas do desporto ou da política. Mas o contexto internacional também não será esquecido e, mais uma vez, os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante.

A verdadeira geringonça (considerada a Palavra do Ano de 2016 em Portugal) vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé. Uma criação desajeitada que nasceu dos consensos de uma esquerda representada por António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, adaptada a uma das naus desta expedição dos Descobrimentos Portugueses. Esta geringonça quer navegar mais rápido nestas águas carnavalescas mas será que o consegue?

A verdadeira geringonça vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé
A verdadeira geringonça vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé

A fantasia e imaginação desta equipa responsável pela concepção do corso irá levar-nos à época em que se destacaram a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por Vasco da Gama, ou a descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Esse espírito vitorioso será transportado para os dias de hoje onde os heróis são, por exemplo, a selecção nacional de futebol que conquistou o Euro 2016 comandada por “D. Fernando” Santos, “O Conquistador”.

Mas numa época de monarcas, destaca-se naturalmente a mediática figura de “D. Marcelo” que irá espalhar muitos beijinhos e abraços pelo público do corso louletano. O Chefe de Estado vai estar ao comando da “Nau Presidencial”.

As “trumpalhadas” vão desfilar no coração da cidade e Loulé

No plano internacional, as “trumpalhadas” do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos irão desfilar no coração da cidade e Loulé, tal como o Português António Guterres, líder da ONU, que tenta manter a paz no mundo com um “mata-moscas”.

Serão muitas as sátiras que quem visitar Loulé nestes dias poderá assistir. A folia, animação, boa disposição e qualidade artística estão garantidas.

A autarquia vai pôr à disposição do público o aluguer de fatos e adereços de Carnaval, possibilitando que todas as pessoas possam entrar na folia vestidos a rigor. Uma das novidades este ano será a exposição deste espólio, produzido ao longo dos anos pelo Município de Loulé, nas monstras das lojas do comércio da Praça da República.

programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai transmitir em directo a partir de Loulé, no sábado, dia 25 de Fevereiro
O programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai transmitir em directo a partir de Loulé, no sábado, dia 25 de Fevereiro

O programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai transmitir em directo a partir de Loulé, no sábado, dia 25 de Fevereiro, das 14 às 20 horas, o que permitirá que o desfile deste Carnaval possa ser visto em todos os pontos do País e além-fronteiras

A Câmara Municipal lança mais uma vez o apelo: “Venha ao Carnaval de Loulé e divirta-se à grande e à louletana!”. Os bilhetes têm um preço de dois euros e as receitas arrecadadas irão reverter a favor de instituições de solidariedade social do Concelho.

Recorde-se que a criação do “Carnaval Civilizado” em Loulé data de 1906 e teve como principal mentor José da Costa Guerreiro. O primeiro Carnaval de Loulé saldou-se num êxito e ficou marcado pela realização de um Bodo aos pobres já que a receita desta festa foi aplicada na sua totalidade para satisfazer pessoas necessitadas.

As componentes artística e festiva, aliada aos fins de beneficência, nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 ao longo dos anos.

Com o evoluir dos tempos o Carnaval de Loulé passa a constituir um cartaz turístico da região do Algarve, e em particular de Loulé, atraindo milhares de turistas. Assim, em 1977 dá-se a profissionalização do evento que passou a ser organizado pela autarquia, reeditando a tradição inventada por José da Costa Guerreiro, introduzindo-lhe, ao longo dos anos, diversos melhoramentos, nomeadamente a temática dos corsos, a construção de carros alegóricos de grandes dimensões, grupos de foliões, artistas convidados e bailes.

Desfile de Escolas e Baile de Gala

Para além do corso, a Câmara Municipal de Loulé promove uma série de iniciativas inseridas no Carnaval de Loulé 2017. Logo no arranque dos festejos, na sexta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 10 horas, cerca de 3 mil alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância das escolas públicas e privadas da cidade participam no Carnaval Infantil, iniciativa que tem por objectivo envolver a comunidade escolar nesta tradição louletana.

A verdadeira geringonça vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé
A verdadeira geringonça vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé

Destaque ainda para o Baile de Gala que irá animar o “Palácio” do NERA na noite de segunda-feira, 27 de Fevereiro, com o tema “Os Conquistadores de Al-úlyá”, e actuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas.

Haverá ainda um vasto programa desportivo nestes dias, para além de mais dois desfiles carnavalescos que decorrem no Concelho: o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

Facebook Comments

Comentários no Facebook