CHAlgarve assinala Dia Nacional do Doente com AVC

CHAlgarve assinala Dia Nacional do Doente com AVC

554
PARTILHE
Acções pretendem esclarecer a população para as causas do AVC
Acções pretendem esclarecer a população para as causas do AVC

O Dia Nacional do Doente com AVC comemora-se hoje, dia 31 de Março, e para assinalar a data o Centro Hospitalar do Algarve vai realizar um conjunto de actividades, que passam por rastreios gratuitos, palestras temáticas, workshops, acções de sensibilização e actividades ao ar livre.

Em Faro, o rastreio aos factores de risco vascular tem início esta sexta-feira pela manhã, a partir das 8 horas, no Jardim das Figuras, junto ao centro comercial Fórum Algarve. Também o Mercado de Santo Amaro, em Lagos, vai acolher, a partir das 9.30, uma acção de sensibilização e aconselhamento sobre o AVC.

Para as 11.30, no auditório da unidade de Faro do CHAlgarve, está agendada uma palestra sobre o tema “Acidente Vascular Cerebral – O que é? Sinais e sintomas”, proferida pela médica Joana Pestana, coordenadora da Via Verde do AVC no CHAlgarve, e pela enfermeira Ana Agostinho, do Serviço de Urgência. A sessão de abertura conta com a presença do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, e dos representantes do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, nomeadamente o seu presidente, Joaquim Ramalho, o director Clínico, Carlos Santos, e o enfermeiro director, Nuno Murcho. Estarão ainda presentes a directora do Serviço de Medicina 1 e da Unidade de AVC, Ana Lopes, e a coordenadora da Unidade de AVC, Ana Paula Fidalgo.

Para além dos rastreios, das acções de sensibilização e da palestra temática, o programa contempla ainda um piquenique a ter lugar no Parque de Lazer das Figuras, a partir das 13 horas. A parte da tarde, a partir das 14.30, é dedicada aos conteúdos práticos num workshop sobre “Pontos base de agilização da Via Verde do AVC”, a decorrer no auditório do Hospital de Faro.

Para o dia 1 de Abril e, num programa dedicado a toda a família, está agendada uma caminhada no percurso do Parque Ribeirinho de Faro. Durante esta iniciativa ao ar livre, os profissionais de saúde irão fazer várias paragens e alertar para a importância do exercício físico.