Crédito malparado sobe nas empresas e nas famílias em Fevereiro

Crédito malparado sobe nas empresas e nas famílias em Fevereiro

222
PARTILHE
- Pub -
O rácio do crédito vencido concedido às empresas e às famílias aumentou 0,1 pontos percentuais
O rácio do crédito vencido concedido às empresas e às famílias aumentou 0,1 pontos percentuais

O rácio do crédito vencido concedido às empresas e às famílias aumentou 0,1 pontos percentuais em Fevereiro em ambos os casos, tal como a percentagem dos devedores, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Em Fevereiro, os empréstimos concedidos às empresas totalizaram 77.715 milhões de euros, menos 2,6% do que os 82.212 milhões de euros emprestados no mesmo mês do ano passado.

Em relação ao mês anterior, os empréstimos concedidos às empresas aumentaram uns ligeiros cinco milhões de euros.

Já o rácio de crédito vencido das empresas situou-se em 16,2% em Fevereiro, aumentando 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,4 pontos percentuais, situando-se em 27,9%.

Segundo a Agência Lusa, às famílias foram emprestados 126.560 milhões de euros, menos 1,2% do que os 128.702 milhões de euros concedidos pela banca aos particulares em Fevereiro de 2016.

- Pub -

Quanto ao mês anterior, houve uma diminuição dos créditos concedidos: em Janeiro, o total emprestado foi de 126.579 milhões de euros.

O rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias aumentou 0,1 pontos percentuais entre os dois meses, situando-se em 5%.

A percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido aumentou 0,2 pontos percentuais em relação a Janeiro, fixando-se em 13,5%.