Embaixador da República Popular da China visita Lagoa

Embaixador da República Popular da China visita Lagoa

447
PARTILHE
Cai Run, embaixador da República Popular da China, e Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa
Cai Run, embaixador da República Popular da China, e Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa

O presidente da Câmara de Lagoa e demais elementos do executivo receberam ontem, dia 15 de Março, nos Paços do Concelho, uma representação da Embaixada da República Popular da China constituída pelo embaixador Cai Run, a embaixatriz Wu Jun e o adido cultural, de Educação e da Secção Política.

O embaixador Cai Run mostrou-se interessado nas informações que o autarca Francisco Martins foi dando sobre a história do concelho, com especial destaque para a cultura do povo lagoense, realçando com satisfação o contributo que a comunidade chinesa que exerce actividades comerciais por todo o concelho dá à economia local, bem como a sua rápida integração social e adaptação escolar dos seus filhos, num convívio pleno entre as duas comunidades.

Cai Run mostrou-se também muito interessado em desenvolver um pólo de mostra cultural chinesa em Lagoa, tendo aceite o convite de Francisco Martins para a República Popular da China trazer a Lagoa a riqueza da sua cultura ao “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” – que decorre de 6 a 9 de Julho sob o tema da Rota da Seda –, com uma exposição fotográfica sobre o tema rota da seda, provas gastronómicas, espectáculos musicais e apresentação artesanal chinesa, ficando por agendar mais iniciativas ao longo do ano com grupos chineses de música e uma exposição sobre instrumentos musicais tradicionais chineses.

Visitantes mostraram-se sensibilizados com a forma cordial como foram recebidos
Visitantes mostraram-se sensibilizados com a forma cordial como foram recebidos

Seguiu-se uma visita ao Convento de São José, alvo de muita atenção por parte dos elementos da comitiva que quiseram saber mais sobre as imagens em exposição e sobre as características do convento, ouvindo com curiosidade a ligação histórica à recolha, pelas freiras Carmelitas, de crianças abandonadas.

- Pub -

A terminar, no auditório do Convento foram exibidos os filmes promocionais do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, de 2016, e o de 2017 que será apresentado na BTL, onde o Município de Lagoa está representado. Já no exterior, foi visitada a área envolvente do espaço onde irá decorrer o evento.

Na despedida, os visitantes mostraram-se sensibilizados com a forma cordial como foram recebidos, assegurando que saíam de Lagoa com a convicção de que existem condições para desenvolver uma excelente forma de relacionamento. Francisco Martins agradeceu, afirmando “estar sempre disponível para qualquer parceria que traga mais-valia ao concelho de Lagoa”.

- Pub -