José Pacheco vai falar sobre aprendizagem em Loulé

José Pacheco vai falar sobre aprendizagem em Loulé

1136
PARTILHE
José Pacheco coordena no mesmo dia uma formação contínua de professores
José Pacheco coordena no mesmo dia em Loulé uma formação contínua de professores

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé vai acolher na próxima segunda-feira, dia 20 de Março, pelas 21 horas, uma conferência subordinada ao tema “Aprender em comunidade de aprendizagem”, que será proferida por José Pacheco.

Durante o dia, das 9.30 às 13 e das 14.30 às 18 horas, na Sala da Assembleia Municipal, o conferencista irá coordenar o workshop/formação contínua de professores “Escolas em transição – reconfigurar as práticas escolares”.

Segundo as palavras de José Pacheco “os projectos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver. Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos, exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender.

Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais se concretize educação integral. Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. Diz-nos Maturana que a educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência, diálogo e participação, enquanto condições de aprendizagem. Será oportuno falar de comunidades de aprendizagem”.

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco é especialista em Música e Alfabetização. Foi fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, o que lhe deu o título de Notório Especialista.

José Pacheco é detentor de um vasto currículo ligado à educação, é também autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

Esta iniciativa tem entrada livre e está inserida no Ciclo “Horizontes do Futuro”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook