Feira do Mar mostrou o melhor do sector em Portimão

Feira do Mar mostrou o melhor do sector em Portimão

505
PARTILHE
- Pub -
Feira do Mar contou com a presença de 77 expositores distribuídos por uma área de 1.300 m2
Feira do Mar contou com a presença de 77 expositores distribuídos por uma área de 1.300 m2

O Portimão Arena recebeu, entre os dias 23 e 25 de Março, a Mar Algarve – Feira do Mar’17, dedicada à economia azul e que teve como objectivo promover, criar valor e impulsionar todo o sector ligado ao mar e às actividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer.

O certame contou com a presença de 77 expositores distribuídos por uma área de 1300 m2, correspondendo a mais 31 expositores e cerca de 160% de área de ocupação relativamente à última edição. Neste espaço estiveram representadas as mais diversas actividades ligadas à Economia do Mar, nomeadamente, construção naval e estaleiros, venda de embarcações, marinas, clubes náuticos, conservas, pesca, viveiros, animação turística e marítimo-turísticas, mergulho, saúde – câmara hiperbárica, serviços de rebocadores, investigação marinha e ambiental e educação marítima.

Pelo Portimão Arena passaram cerca de cinco mil pessoas ao longo dos três dias do evento. Este recebeu, pela primeira vez, o apoio institucional do Ministério do Mar tendo o primeiro dia contado com a presença do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, que presidiu à sessão de abertura. Estiveram também representados os diversos serviços centrais ligados à temática do Mar, bem como Municípios do Algarve e autoridades com competências de fiscalização e soberania no Mar.

Feira contou com extenso programa de conferências

Um dos pontos altos da feira foi o seu extenso programa de conferências que constitui já uma referência a nível regional nesta área de negócios. Os números demonstram bem este ponto: ao longo dos três dias o certame recebeu três conferências e o 1º congresso das Marítimo-Turísticas, que se traduziram em 10 temáticas diferentes abordadas ao longo de 11 painéis, num total 39 oradores e moderadores.

Seminário promovido pela Docapesca discutiu a inovação e oportunidades na pesca e aquicultura
Seminário promovido pela Docapesca discutiu a inovação e oportunidades na pesca e aquicultura

Nesta edição foi de realçar, no primeiro dia, 23 de Março, um seminário promovido pela Docapesca onde se discutiu a inovação e oportunidades na pesca e aquicultura. À tarde, a CCDR Algarve lançou para o debate a RIS3 Algarve e o Mar sobre os caminhos para a especialização inteligente regional. No dia seguinte, 24 de Março, apresentaram-se casos de estudo, com destaque para a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, o projecto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica offshore, o Plano de Acção do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica e a apresentação do novo catamarã movido a energia solar que está a ser desenvolvido pela Sunconcept. No terceiro dia de feira realizou-se o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde foram discutidos temas de interesse para esta actividade que tem verificado um crescimento considerável no Algarve, nomeadamente a gestão do espaço e dos recursos marinhos, o mergulho e ainda questões de licenciamento da actividade.

No espaço da Feira estiveram ainda patentes ao público duas exposições fotográficas: uma do Museu de Portimão e outra do navio L’Hermione, uma fragata francesa reconstruída à escala da original, datada do século XVIII, na qual o Marques de La Fayette embarcou para ajudar os insurgentes americanos na guerra pela independência contra a Inglaterra, tornando-se assim este navio um símbolo da fraternidade e amizade entre os povos. Esta última exposição foi organizada pela comunidade francesa (UFE) que está, com o apoio da Autarquia, a organizar a vinda desta fragata a Portimão em 2018.

No Cais da Marinha do Porto de Portimão foi possível visitar dois navios da Marinha Portuguesa
No Cais da Marinha do Porto de Portimão foi possível visitar dois navios da Marinha Portuguesa

A Mar Algarve – Feira do Mar’17 foi uma co-organização entre o Município de Portimão e a Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve e teve como parceiros a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, bem como os patrocínios da Docapesca – Portos e Lotas S.A., da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A. e do Grupo HPA Saúde, o apoio da Universidade do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal, IP e o parceiro média Algarve Daily News.