Portimão é ponto de encontro para os Urban Sketchers do Algarve

Portimão é ponto de encontro para os Urban Sketchers do Algarve

528
PARTILHE
- Pub -
O registo de Paula Martinho do Largo 1º de Dezembro
O registo de Paula Martinho do Largo 1º de Dezembro

 

Portimão volta a ser ponto de encontro para os Urban Sketchers do Algarve que, no próximo domingo, dia 26 de Março, a partir das 10 horas, serão desafiados a desenhar a cidade, os seus edifícios, lugares e pessoas enquanto que, no dia 25 no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, haverá lugar à realização de um Workshop “Narrativas da Arquitectura e das Pessoas que a Vivem”, aberto à participação de todos aqueles que gostam de desenhar, no fim-de-semana em que se assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos.

Ambas as iniciativas acontecem no âmbito do programa de actividades do município ao nível da ARU – Centro Histórico de Portimão, com o objectivo de manter viva a memória da cidade e capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana.

Recorde-se que, no ano passado o município de Portimão já havia dinamizado um Encontro dos Urban Sketchers Algarve que trouxe até à cidade mais de vinte autores, oriundos sobretudo da zona do barlavento algarvio que por essa ocasião registaram diferentes vivências do centro histórico.

Este ano, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão volta a ser o ponto de partida para todos os que, a partir das 10 horas do dia 26 de Março, se quiserem juntar a este Encontro dos Urban Sketchers, de participação gratuita, com inscrições através do email: urbansketchersalgarve@gmail.com

No ano passado o encontro dos Urban Sketchers Algarve trouxe à cidade mais de 20 autores
No ano passado o encontro dos Urban Sketchers Algarve trouxe à cidade mais de 20 autores
- Pub -

Este ano, com a colaboração do ISMAT – Instituto Manuel Teixeira Gomes, será também dinamizado durante a manhã (10h-13h) e tarde (15-18h) de sábado, um Workshop “Narrativas da Arquitectura e das Pessoas que a Vivem”, de participação gratuita, é destinado a todos os que gostam de desenhar e que aqui poderão ficar a saber mais sobre como compor uma narrativa focada num ambiente construído, e no ponto de vista das pessoas que o experienciam.

O workshop terá como formadores, dois arquitectos, Pedro Alves e Pedro Loureiro, ambos correspondentes dos Urban Sketchers Portugal e ilustradores de arquitectura em Lisboa. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória através do email id@ismat.pt.

Os Urban Sketchers Algarve são um colectivo de autores que desenham neste caso a Região do Algarve em diários gráficos e encontram-se para desenhar pontualmente de acordo com o Manifesto Urban Sketchers *.

Mais informações sobre os Urban Sketechers do Algarve estão disponíveis no blog: http://urbansketchers-algarve.blogspot.pt/ e no Facebook – Urban Sketchers Algarve.

* Manifesto Urban Sketchers:

  1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos.
  2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
  3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
  4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
  5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
  6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
  7. Partilhamos os nossos desenhos online.
  8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.