Refeições vegetarianas para crianças é tema de seminário em Quarteira

Refeições vegetarianas para crianças é tema de seminário em Quarteira

761
PARTILHE
- Pub -
No almoço, os participantes terão oportunidade de provar pratos vegetarianos
No almoço, os participantes terão oportunidade de provar pratos vegetarianos

A Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, vai receber o Seminário “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração colectiva”, no próximo dia 18 de Abril, pelas 15 horas.

O debate destina-se a directores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve.

O evento conta com um showcooking e almoço vegetariano confeccionado pela chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Dr.ª Laura Ayres.

Na sessão de abertura será apresentado um minidocumentário sobre a temática. Segue-se uma intervenção de Elza Cunha, médica de família e membro do PAN Algarve, sobre “Somos o que comemos”. O chefe de Divisão de Educação da Câmara de Loulé, António Martins, vai falar sobre a “Relevância da alimentação vegetariana no contexto da educação alimentar”, seguindo-se a apresentação de Miguel Freitas, primeiro secretário da AMAL, dedicada ao tema “O papel da AMAL na divulgação e implementação da alternativa vegetariana nas cantinas públicas”.

Às 11.30 horas, vai ser apresentado o Movimento Segundas sem Carne – Pela Saúde, Animais e Planeta.

Já na parte da tarde, a partir das 14 horas, Sandra Silva, nutricionista e co-autora do Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar, da Direcção Geral de Saúde, irá falar sobre “A alimentação vegetariana em idade escolar”. O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, fará o encerramento do Seminário.

Durante o almoço buffet, que decorre a partir das 12.45 horas, os participantes terão a oportunidade de provar pratos como papas de milho vegetarianas, risoto de cogumelos, moussaka de lentilhas ou leite creme vegan.

As inscrições decorrem até dia 12 de Abril, são limitadas e gratuitas, e podem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/a3AtAI2Pn9MAFIWl2

Esta iniciativa é uma organização conjunta da Câmara de Loulé e do PAN (Pessoas Animais e Natureza), com o apoio da Associação Vegetariana Portuguesa e do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, e visa materializar as directivas do programa nacional para a promoção de uma alimentação saudável, da Direcção Geral de Saúde e do Programa Segundas sem Carne.