Região tem programação cultural recheada para a escapadinha da Páscoa

Região tem programação cultural recheada para a escapadinha da Páscoa

637
PARTILHE
convite_FIMA - press
O Festival Internacional de Música do Algarve integra a programação com música erudita, mas o 365 Algarve é muito mais do que música este mês

O Programa de animação cultural 365 Algarve promete não deixar sem propostas culturais capazes de satisfazer todos os gostos quem aproveita a pausa da Páscoa para tirar uma escapadinha no Algarve .

Quando a região regista forte procura por turistas nacionais e estrangeiroso programa cultural 365 Algarve,  agendou 35 eventos para Abril e mais de 150 apresentações, a acontecer um pouco por toda a região. Música, ópera, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais, artes performativas, animação de património e gastronomia preenchem os dias de primavera no principal destino de férias do país.

«A menina dança?» Se a expressão lhe é familiar, então saiba que as apresentações musicais do «365 Algarve» têm um início auspicioso em Abril, com uma Ballroom Gala pela Orquestra de Jazz do Algarve, amanhã às 21.30, em Ferragudo, Lagoa. Um espectáculo que é um baile formal, em que se dança ou se ouve apenas música – temas das grandes orquestras do séc. XX, muito familiares e conhecidos do grande público.

«Tavira – Património e Artes» é um evento de fusão entre o património religioso, arquitetónico e pictórico das igrejas de Tavira com o património musical das várias épocas em que aqueles templos foram erguidos. Da ermida de São Sebastião (dia 1), obra de arte total do barroco, à igreja da Misericórdia (nos dias 8 e 22), cujo portal é obra-prima do Renascimento algarvio, ou à igreja do Carmo (Domingo de Páscoa), morada do mais interessante retábulo rococó do Algarve, variados concertos abrem à fruição dos visitantes alguns dos mais emblemáticos monumentos da região.
FIMA promete trazer a música erudita a vários locais da região

Um salto gigante leva-nos aos primeiros dois de sete concertos do Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA) agendados para Abril: «Beethoven», apresentado pela Orquestra Clássica do Sul com o maestro e solista no piano Jean-Bernard Pommier, dia 6, às 21 horas, no Grande Auditório da Universidade do Algarve em Gambelas, em Faro; e «Modernismo Francês: Debussy & Poulenc», com o pianista Constantin Sandu e um quinteto de sopros da mesma orquestra. dia 8, às 21 horas, no Centro Cultural de Lagos.

- Pub -

Nesta senda, espaço ainda para: «Concertos Brandeburgueses» (dia 21), «Música Sacra de Mozart» (23), os concertos «Grandes Quartetos I e II» (27 e 28) e «Serenatas e Sinfonias de Câmara» (30) encerram o mais antigo festival algarvio de música erudita, cuja programação completa está disponível em www.fima.com.pt.

No dia 7, O Gajo chega ao Hostel 1878, em Faro, com a sua viola campaniça para um Concerto ao Entardecer que convida a descobrir artistas e bandas emergentes do panorama nacional. O Gajo é um viajante e a música o seu meio de transporte. Neste fim de tarde a viagem passa pela música popular, o fado, o folk e o rock: O Gajo toca músicas do mundo!

No mesmo dia, nova apresentação de Morphosis, projeto de Hugo Alves e João Frade que sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, para dar asas à improvisação sobre temas originais escritos a pensar nas potencialidades de dois icónicos instrumentos: o trompete e o acordeão.

- Pub -