Aleluia! Aleluia! Aleluia! A Páscoa regressa a São Brás

Aleluia! Aleluia! Aleluia! A Páscoa regressa a São Brás

3083
PARTILHE
- Pub -
Festa das Tochas (1)
Festa das Tochas Floridas tem como ponto alto a procissão pascal de São Brás de Alportel

A Páscoa assinala-se este ano a 16 de Abril e, uma vez mais, pelas ruas de São Brás de Alportel se ouvirão ecoar as vozes dos homens da terra “armados” de tochas floridas a louvar a ressurreição de Cristo com o tradicional “Ressuscitou como disse. Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

Mas nem só do clamor da fé que ribomba nas paredes brancas da vila e se espraia no eco pelos ares se faz a beleza desta tradicional festa pascal. Numa verdadeira obra prima que se prepara há muito antes de ser pisada no domingo religioso, as ruas da vila mostram-se atapetadas por uma profusão de flores em tapetes de mil cores e desenhos de primor.

É o trabalho de muitas mãos e dedicação ainda maior que dá forma aos tapetes que se estendem qual passadeira vermelha para acolher os passos ritmados do andamento da procissão mais importante do concelho e uma das mais importantes manifestações religiosas de Páscoa em  toda a região.

São milhares aqueles que todos os anos celebram o domingo desta quadra pascal em São Brás entre aqueles que integram o cortejo processional e os muitos infindos que escolhem a manhã do dia maior da Páscoa para assistir à procissão, agendada para as 11 horas.

Tapetes floridos podem ser apreciados nas ruas de São Brás desde a manhã de domingo
tochas floridas
Os tapetes decoram a vila dede a manhã de domingo

Mas o Domingo de Páscoa começa cedo em São Brás, após madrugada fora se terem colocado milhares de flores pelos pavimentos das ruas em desenhos a régua e esquadro preparados, logo pelas 9.30 horas abre-se aos visitantes a oportunidade de apreciarem a beleza deste feito popular.

- Pub -

Pelas 10 horas, lugar para a Feira de Artesanato e para o Encontro de Sabores, enquanto na Igreja Matriz se celebra a eucaristia.

Com horário de início para as 11 horas, a procissão, momento alto do dia, antecipa a eucaristia das 13 horas e o início da tarde cultural agendado para as 15.30 horas.

Durante a tarde, haverá animação para unir o religioso e o pagão, numa festa que é de todos em São Brás, com a música a cargo do grupo “Os Môces Marafados” e do grupo Folclórico Velha Guarda a prepararem as hostes para o espectáculo de Sérgio Rossi.

Quinzena Gastronómica convida a celebrar o fim do ‘jejum’ pascal
FestaTochasFloridas_
Gastronomia tem quinzena grande em São Brás nesta época, com início agendado para hoje

Entretanto, logo desde 6 de Abril e até ao próximo dia 18, a Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel promete mesa recheada por terras da serra algarvia.

Oito restaurantes integram a iniciativa, que atinge este ano a nona edição e prometem o melhor aos comensais que escolham rumar a São Brás de Alportel para provar algumas das mais icónicas iguarias da gastronomia e doçaria regionais.

Certo também é que para os cumpridores dos mais rigorosos preceitos religiosos, a refeição de almoço pascal poderá ter em São Brás propostas capazes de fazer cumprir, sem desvios aos deveres, a necessidade de celebrar o Dia de Páscoa com uma mesa digna da data e do fim do período de restrição pascal.

Motivos de sobra para apontar o GPS a São Brás de Alportel e tirar os azimutes às propostas irresistíveis das geografias serranas para esta época de celebração pascal.