Algarve tem seis aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Algarve tem seis aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

1403
PARTILHE
A aldeia de Cachopo, no concelho de Tavira, é pré-finalista no concurso 7 Maravilhas de Portugal
A aldeia de Cachopo, no concelho de Tavira, é pré-finalista no concurso 7 Maravilhas de Portugal

As 49 aldeias pré-finalistas no concurso 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias já são conhecidas e o Algarve está representado por seis aldeias com tradições e paisagens únicas: Estoi (Faro) na categoria Aldeia Monumento; Alte (Loulé) – Aldeia Autêntica, Bordeira (Aljezur) – Aldeia em Área Protegida, Cachopo (Tavira) e Paderne (Albufeira) – Aldeias Rurais, e Ferragudo (Lagoa) – na categoria Aldeia do Mar.

As seis aldeias algarvias estão a concurso entre as mais emblemáticas aldeias portuguesas, e destacam-se pela sua riqueza de património histórico, cultural e gastronómico. Cada uma das localidades tem uma forte identidade que se expressa nas suas tradições únicas e na hospitalidade dos seus habitantes.

“O Algarve tem um território com paisagens diversificadas, desde zonas costeiras, a serras, rios e, claro, aldeias pitorescas, ricas em tradições e encanto, com muito para oferecer aos visitantes. As nossas aldeias possuem uma identidade cultural e histórica única, que se reflecte nos monumentos, no artesanato e na gastronomia. Com o concurso, esperamos dar a conhecer ao público estes recantos únicos da nossa região”, refere Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Algarve dará a conhecer as aldeias a concurso

A promoção em torno das aldeias pré-finalistas já começou, e o Algarve irá dar a conhecer, ao longo das próximas semanas, as seis aldeias a concurso: Estoi, uma localidade conhecida pela sua riqueza arquitectónica com destaque para as ruínas romanas de Milreu e o emblemático Palácio de Estoi de estilo Rococó; Alte, em plena Serra do Caldeirão, considerada por muitos a aldeia mais típica do Algarve; Bordeira, uma aldeia com uma qualidade paisagística única devido à sua localização entre terra e mar; Cachopo, uma aldeia serrana, situada num vale de grande beleza da Serra do Caldeirão, com uma riqueza paisagística e de património arqueológico único; Paderne, nas margens da ribeira de Algibre em pleno barrocal algarvio, conhecida pelos vários pontos históricos de referência como o seu Castelo; Ferragudo, uma aldeia piscatória com forte ligação ao mar e com belezas naturais como a Ponta do Altar, falésias, furnas e algares.

logo 7 aldeias

A votação inicia-se no mês de Julho, ao longo de 7 galas televisivas (uma por categoria), em que os portugueses vão poder eleger dois finalistas para as votações finais. As 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias serão anunciadas no dia 3 de Setembro.

“Gostaria de convidar todos os algarvios, e todos os portugueses que mantêm uma forte ligação emocional ao Algarve, a participar nas votações, contribuindo activamente para a eleição destas seis aldeias algarvias a Maravilhas de Portugal”, acrescenta Desidério Silva.