Arte urbana promove turismo

Arte urbana promove turismo

233
PARTILHE
- Pub -
Vico Ughetto Sócio da ALFA
A OPINIÃO de VICO UGHETTO
Sócio da ALFA

O conceito de arte urbana tem vindo a tornar-se popular e a ser um dos elementos de destaque, quer artístico, quer de animação e embelezamento, de várias cidades europeias, com destaque para as grandes capitais, sobretudo as que têm uma forte componente turística associada.

Por cá, Lisboa é a grande referência, desde o conceituado Vhils, que tem roteiros para observar as suas pinturas/esculturas, até à Joana Vasconcelos que, também pela capital, espalha algumas das suas obras escultóricas de grande dimensão. No Algarve, Olhão é um dos principais exemplos do uso do grafíti na arte urbana, tendo Alte algumas obras do artista Menau nas suas paredes.

Exemplo de Arte Urbana Fotográfica na Cidade Velha em Faro (montagem sob imagem Google Maps)
Exemplo de Arte Urbana Fotográfica na Cidade Velha em Faro (montagem sob imagem Google Maps)

De modo a contribuir para este conceito recentemente valorizado e apreciado, a ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve tem um projeto de exposição fotográfica de rua, o qual pretende trazer para o espaço público urbano do Algarve algumas das suas imagens mais icónicas. Este conceito, inovador e pioneiro, serve-se de tecnologia patenteada que permite a colocação de fotografias de grande dimensão, “coladas” em edifícios nobres sem qualquer risco estrutural.

Este recurso à fotografia panorâmica, disposta de forma não convencional no espaço urbano, permite uma aproximação ao público difícil de obter numa galeria, sugerindo a visita e descoberta das imagens através de um circuito pedonal. Um dos locais definidos para esta mostra fotográfica de rua passa pela zona histórica de Faro (vulgo Cidade Velha), na qual será possível circular pelo património enquanto se promove o Algarve através da fotografia. Este projeto tem como missão ligar arte e promoção turística da região.

(Artigo publicado na última edição do Caderno de Artes Cultura.Sul)