Câmara e EDP melhoram iluminação pública

Câmara e EDP melhoram iluminação pública

464
PARTILHE
Assinatura do acordo entre a Câmara e a EDP
Assinatura do acordo entre a Câmara e a EDP

O concelho de Alcoutim vai passar a ter a última palavra tecnológica em iluminação pública, novas zonas de iluminação e economizar nos consumos de energia.

Muitos desconhecem, mas a luz que ilumina as estradas e ruas, os caminhos e todas as zonas públicas é paga pela Câmara Municipal à EDP.

Na base da iluminação pública está pois o dinheiro dos munícipes e dos seus impostos e, como refere o presidente da autarquia, “o dinheiro público tem de ser administrado com a máxima eficiência até ao cêntimo”.

Exactamente por isso, a autarquia reviu o contrato de iluminação pública com a EDP e esforça-se assim por poupar na factura mensal da electricidade.

- Pub -

“Vamos ter poupanças porque passaremos progressivamente a trocar as lâmpadas mais antigas por novas iluminações com leds, muito mais eficientes no consumo de energia sem prejuízo da qualidade da iluminação”, garante Osvaldo Gonçalves.

Por outro lado, o concelho vai ver reforçada a oferta de iluminação pública com novas áreas a serem iluminadas já com a nova tecnologia.

Quanto à substituição da actual iluminação será feita de acordo com prioridades, começando nas iluminações com tecnologia mais antiga, passando pelas luminárias que estejam com problemas ou em mau estado de conservação e, finalmente, pelos restantes equipamentos de iluminação pública.

Mais ambientalmente correcta e mais barata, a nova tecnologia led e o reforço da abrangência de cobertura da rede pública de iluminação são assim, diz o autarca, “mais um passo para gerirmos melhor o que é de todos e para pôr o concelho no rumo do século XXI em termos de eficiência energética”.

(Artigo publicado na edição de Abril do Caderno de Alcoutim)

- Pub -