Caravela Boa Esperança encalhou no Guadiana

Caravela Boa Esperança encalhou no Guadiana

3529
PARTILHE
A Caravela Boa Esperança encalhada junta à localidade de Laranjeiras no Guadiana (foto Ana Quintino)

A Caravela Boa Esperança, cuja gestão cabe à Região de Turismo do Algarve, e que se deslocou para Alcoutim para poder ser visitada no âmbito do Festival do Contrabando, realizado no fim-de-semana de 25 e 26 de Abril, ficou hoje encalhada num banco de areia ao tentar descer o Rio Guadiana de regresso a Lagos, o seu porto de abrigo regular.

A embarcação, uma réplica das caravelas dos Descobrimentos, ficou encalhada num dos muitos bancos de areia que tornam especialmente difícil a navegação no Rio Guadiana, numa zona próxima da localidade de laranjeiras, a Sul de Alcoutim.

Navio encalha pela segunda vez desde segunda-feira

Com viagem de regresso de Alcoutim agendada para ontem, depois de ter participado no Festival do Contrabando, onde foi um assinalável sucesso junto dos milhares de pessoas que a puderam visitar, a caravela tinha ficado já encalhada num primeiro banco de areia junto a Alcoutim, durante as manobras para iniciar a descida do rio.

Este primeiro incidente que se registou ontem, apurou o POSTAL, causou danos ao nível do leme da embarcação, o que fez deslocar a Alcoutim técnicos dos estaleiros da Nautiber – sedeados em Vila Real de Santo António – para reparações provisórias destinadas a permitir que o navio se deslocasse até àquela unidade naval para reparação integral.

Reiniciada a viagem hoje, a caravela voltou a ficar presa nas traiçoeiras areias do leito do Guadiana onde é particularmente difícil navegar e onde um barco com grande calado, como é o caso da caravela, tem especiais perigos de poder ficar aprisionado.

Embarcação espera subida da maré para descer o Guadiana até aos estaleiros acompanhada por elementos da marinha

De acordo com as informações recolhidas pelo POSTAL junto de fonte ligada ao processo, a caravela aguarda agora que a maré suba para que possa navegar até aos estaleiros da Nautiber em Vila Real para integral avaliação dos estragos e reparação.

Quer neste momento, quer no seguimento da viagem,boa esperanca encalhada a embarcação vai poder contar com o apoio da marinha de guerra portuguesa.

Recorde-se que a Caravela Boa Esperança tem na sua agenda a presença no Festival dos Descobrimentos em Lagos, bem como um périplo pelo Norte da Europa e, ainda, as comemorações dos 520 anos do Descobrimento da América que teve por base portuária Huelva, apurou o POSTAL.