Faro assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Faro assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

1152
PARTILHE
- Pub -
Cada candidato poderá apresentar o seu projecto no prazo de 90 dias após publicação de anúncio
Cidade Velha concentra eventos comemorativos da data

A Câmara de Faro prepara-se para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com diversos eventos a realizar em espaços municipais, a começar pelo Salão Nobre dos Paços do Município, que a 18 de Abril será palco de uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, prática que o Município considera um acto de cultura e de sustentabilidade.

A anfitriã do evento será, diz a nota de imprensa enviada às redacções, “a vereadora do Urbanismo, Teresa Correia, que fará uma introdução ao tema, seguida de uma apresentação dos serviços técnicos da Câmara a propósito da prática que tem vindo a ser seguida no nosso concelho”.

A sessão contemplará depois a projeção de um documentário, apresentado por Isabel Valeverde, a propósito dos revestimentos exteriores de edifícios. O documentário conta com a intervenção de dois conceituados especialistas: José Aguiar, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Goretti Margalha, da Câmara Municipal de Beja. Segue-se um período de conversa aberto à participação do público.

A 22 de Abril visita a monumentos e actuação do fadista Luís Manhita assinalam a data
luis manhita
O fadista Luís Manhã tem o primeiro momento musical do dia 22 de Abril a seu cargo

No dia 22, sábado, terá lugar uma visita à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal, um trio de monumentos religiosos da cidade de enorme referência.

São, sublinha a autarquia, “monumentos com séculos de história e com um património artístico de imensa riqueza, adquirido e patrocinado pela Diocese.

Esta visita, que se inicia junto à igreja da Sé pelas 15 horas a cargo de Francisco Lameira, docente da UAlg e reconhecido especialista em História de Arte, é uma oportunidade valiosa de conhecer detalhadamente o passado destes edifícios notáveis e os tesouros artísticos que guardam no seu interior.

A terminar a visita está ainda previsto um momento musical de fado com Luis Manhita. À noite, com início marcado para as 21.30 horas, a igreja da Sé recebe o consagrado organista João Vaz para um concerto no histórico órgão, que volta a assim a tocar numa data especial para a cultura e para a arte da cidade de Faro.