Museu Municipal de Silves promove actividades para as férias da Páscoa

Museu Municipal de Silves promove actividades para as férias da Páscoa

394
PARTILHE
- Pub -
O jogo ‘À Descoberta da Páscoa’ desafiará os participantes a desvendar vários enigmas
O jogo ‘À Descoberta da Páscoa’ desafiará os participantes a desvendar vários enigmas

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves dinamiza, desde o passado dia 5 de Abril e até ao dia e 12, das 10 às 12 horas, as “Manhãs de Páscoa no Museu”, destinadas ao público infantil (entre os 5 e 10 anos de idade) e à sua ocupação neste período de férias escolares.

Ao longo destes dias várias são as actividades propostas, desde os Jogos de Pista, como é o caso do jogo “À Descoberta da Páscoa”, que desafiará os participantes a desvendar vários enigmas e no final garantirá a todos a oferta de um ovo da Páscoa, passando pela actividade “Reflectindo ao Espelho Figuras da Nossa História”, na qual os mais novos se adornarão com adereços que personificarão diferentes figuras da história que lhes serão devidamente apresentadas (pré-históricos, gladiadores, cruzados, reis, rainhas, príncipes, princesas, etc.). A partir da sua imagem, o participante desenhar-se-á assumindo as diferentes personagens.

Outra das propostas feitas às crianças é a de “Dar Vida ao Óscar”. Numa das vitrinas do Museu existe um esqueleto humano que, carinhosamente é conhecido como “Óscar”. Terá sido um jovem adulto, atingido pelas costas por uma ponta de seta quando, em 1248, os cristãos tomaram o castelo. Não são conhecidas as suas feições e, por isso, o desafio aos participantes será o de, através dos ossos do Óscar e da informação dada sobre ele, poderem criar um rosto e um corpo que eventualmente o pudesse retratar.

Também as lendas da cidade, nomeadamente a famosa Lenda das “Amendoeiras em flor”, serão motivo de uma Oficina de expressão plástica.

Os participantes podem ainda participar na actividade “Um dia com o Oleiro da Mouraria”, modelando as suas próprias peças cerâmicas, com recurso à argila e aos pigmentos que, na fase da pintura lhe darão o colorido.

A última actividade que terá lugar ao longo destes dias será o “Bingo no Museu”, um jogo inspirado no tradicional bingo. Serão disponibilizados cartões aos meninos e meninas, não com números mas com conjuntos de objectos do Museu que, não à saída da roleta mas de um saco, se preencherão com os objectos que a sorte ditar. Ganha quem primeiro completar os cartões, não só o jogo como uma surpresa que está reservada ao vencedor.

Estas actividades estão sujeitas a inscrição prévia, que poderá ser feita para o Sector de Património e Arqueologia: telefone 282 444 854 | email: patrimoniocultural@cm-silves.pt.