Neto Gomes apresenta biografia de árbitro César Correia

Neto Gomes apresenta biografia de árbitro César Correia

814
PARTILHE
Biografia dá a conhecer o percurso do são-brasense César Correia
Biografia dá a conhecer o percurso do são-brasense César Correia

O jornalista e escritor Neto Gomes vai apresentar a sua mais recente obra, no próximo dia 21 de Abril, sexta-feira, pelas 18 horas, no Pólo da Biblioteca Municipal de Loulé em Quarteira. Trata-se da Biografia “César Correia – o árbitro um ser humano”.

Esta biografia pretende dar a conhecer o percurso do são-brasense César Correia, um exemplo de cidadania e determinação, uma batalha constante para se superar dia após dia e alcançar o sucesso em todas as actividades da sua vida.

Este livro, de autoria de Neto Gomes, com prefácio assinado por Marcelo Rebelo de Sousa, retrata a vida deste antigo árbitro internacional e industrial corticeiro.

Nascido a 1 de Abril de 1935, César da Luz Correia iniciou-se como árbitro na longínqua época de 1959/60 e chegou a internacional em 1973/74. Terminou a carreira em 20 de Novembro de 1982, após 23 anos de actividade, nove dos quais na condição de internacional. Finda a carreira, foi dirigente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve (do qual foi presidente entre 1984 e 1986) e da Federação Portuguesa de Futebol e ainda da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, desempenhando diversas funções no sector até 2010, como delegado da UEFA ou coordenador técnico de arbitragem na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

- Pub -

Paralelamente, foi formador em diversos cursos, incluindo alguns de âmbito internacional, e manteve colunas sobre o tema da arbitragem em vários órgãos de comunicação social.

César Correia recebeu, em 1982, a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo, e, entre outras homenagens, foi por duas vezes distinguido pela Associação de Futebol do Algarve: em 1995, como Sócio de Mérito, e em 2010, por ter atingido 50 anos de dedicação à causa da arbitragem. É também Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol (2014).

- Pub -