Portimão recria ‘Um dia e uma noite na Pré-História’

Portimão recria ‘Um dia e uma noite na Pré-História’

744
PARTILHE
- Pub -
A iniciativa prolonga-se pela noite dentro, com animação dos grupos de teatro e de música da Escola da Bemposta

O Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar será palco da recriação pré-histórica “Um dia e uma noite na Pré-História” no próximo dia 22 de Abril, das 14.30 às 22.30 horas.

Esta iniciativa, de entrada livre, realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, é promovida pelo Museu de Portimão em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Algarve, o Município de Monchique e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e o Grupo de Amigos do Museu de Portimão

Iniciativas deste género têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006 pelo Museu de Portimão nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Monumento Nacional). “Um dia e uma noite na Pré-História” é uma recriação histórica que permite a centenas de famílias experienciarem as actividades realizadas na pré-história de forma divertida e pedagógica.

Este ano a iniciativa prolonga-se pela noite dentro, com animação dos grupos de teatro e de música da Escola da Bemposta que irão recriar cenas do quotidiano e reproduzir os sons daquele tempo. A observação de estrelas vai ser outro dos pontos altos da noite, contando com a presença dos Centros de Ciência Viva de Lagos e de Faro para ajudar os visitantes a “ler” e entender o Céu.

Participantes ficarão a conhecer o quotidiano das populações pré-históricas

- Pub -

Durante a tarde os participantes poderão conhecer de uma forma interactiva o quotidiano destas populações pré-históricas através de uma grande diversidade de ateliês práticos e didácticos representativos das actividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem. Este ano haverá duas novidades: uma oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto bem como um novo atelier exemplificando processos de fundição do cobre.

Iniciativa vai recriar cenas do quotidiano da pré-história
Iniciativa vai recriar cenas do quotidiano da pré-história

O visitante vai ficar a conhecer as práticas do talhe de líticos e outros materiais que possivelmente seriam usadas no fabrico das ferramentas, machados, pontas de setas, enxós e flechas, entre outros.

Será um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território Alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Esta edição contará, ainda, com a participação do Centro de Ciência do Lousal que irá organizar actividades que permitem explicar de forma científica, pedagógica e lúdica os recursos mineiros explorados pela comunidade pré-histórica de Alcalar.

Recriação pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Recriação pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Uma vez mais, o programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios conta com um significativo apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao Programa DiVaM da Direcção Regional da Cultura do Algarve e com a ajuda de um grupo de voluntários que habitualmente colaboram com a equipa do museu e contribuem para dinamizar as actividades.

Mais informações podem ser solicitadas através dos telefone 282 405 230 e 282 471 410 ou do e-mail: museu@cm-portimao.pt.