São Brás convida a conhecer património arqueológico no Dia da Terra

São Brás convida a conhecer património arqueológico no Dia da Terra

855
PARTILHE
O Moinho do Bengado, feito em pedra e de estilo mediterrânico, foi construído em 1850
O Moinho do Bengado, feito em pedra e de estilo mediterrânico, foi construído em 1850

No próximo sábado, dia 22 de Abril, celebra-se o Dia da Terra, e a Quinta do Peral – Centro de Educação e Interpretação Ambiental de São Brás de Alportel propõe, para assinalar a data, um roteiro por dois lugares muito especiais do património arqueológico concelhio, são eles a Azenha da Mesquita e o Moinho do Bengado no Dia da Terra.

Trata-se de um convite para conhecer melhor dois locais onde o Homem sempre desenvolveu actividades ambientalmente sustentáveis, lançando um alerta para a importância da preservação dos recursos naturais enquanto se explora e valoriza o património histórico-arqueológico do território concelhio.

O Moinho do Bengado, um dos lugares a visitar, é um moinho de vento em pedra e de estilo mediterrânico, construído em 1850. Constitui um exemplo do chamado “moinho de cabresto”, no qual se usava um antigo sistema de tracção com cordas e recurso a marcos para rodar o tejadilho em busca do melhor quadrante.

Outro marco do património histórico a visitar no âmbito do passeio organizado pela Quinta do Peral é a Azenha da Mesquita, um antigo moinho de água, cuja mecânica era também 100% sustentável e amiga do ambiente, sendo movido somente por energia hidráulica.

Comentários no Facebook